Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Quinta - 13 de Setembro de 2007 às 21:05

    Imprimir


Muito antes da apresentação desconcertante de Britney Spears no MTV Video Music Awards em Las Vegas no último domingo (9), sua tentativa de retorno à ativa já parecia descompassada.

Começou em maio, quando a outrora rainha do pop sinalizou um esboço de retorno aos holofotes após um longo hiato, com uma série de números ocasionais em clubes que não duravam mais do que 15 minutos, durante os quais ela fazia playback de antigos sucessos como "Baby one more time".

Mas ninguém estava preparado para o fiasco de domingo à noite, em que uma Spears apática se balançava em meio à coreografia e mexia a boca apenas em uma ou outra palavra na tentativa insossa de sincronizar o movimento dos lábios com o novo single, "Gimme more".

Alvo de ridicularizações por parte da imprensa tradicional e de internet, a apresentação deixou os fãs e assessores da cantora perplexos. Houve também quem ficasse com os nervos à flor da pele: a gravadora de Spears, a Jive Records, enviou nota à MTV tirando satisfações com a emissora pelos comentários da comediante Sarah Silverman, que subiu ao palco imediatamente depois de Spears e se referiu aos filhos da cantora como "erros".

Depois do hiato de quatro anos, o primeiro álbum de estúdio da cantora está com lançamento previsto nos EUA para 13 de novembro, mas a indústria fonográfica discute se existe recuperação para a carreira de Spears. "Será que ela vai ser a próxima Michael Jackson?", especulou Jay Marose, ex-agente de artistas pop de público adolescente como Backstreet Boys que já foi próxima de Spears. "Ela está por conta há tanto tempo, mandando e desmandando dentro dessa redoma".

Vida nova

A situação de Spears ilustra os perigos à espreita de estrelas do pop que saem de cena e depois tentam retomar a carreira de onde pararam. Spears praticamente suspendeu a carreira três anos atrás quando se casou com um dos bailarinos de apoio, Kevin Federline, e demitiu seu agente de muitos anos. Nos últimos tempos, ela demonstrou vontade de gerenciar a própria carreira, mesmo no momento atribulado em que enfrenta um divórcio conturbado com Federline e uma briga pela custódia dos filhos.

Não é de se estranhar que a questão sobre como dar nova vida à sua carreira divida opiniões, sobretudo quando a MTV, que sempre foi o esteio de Spears, lança uma oferta a ela para se apresentar em sua celebração anual.

De modo geral, a idéia não foi recebida com muito entusiasmo pelos principais assessores de Spears na Jive. Mas o advogado de Spears, Gary Stiffelman, que atua no ramo de entretenimento, achou que ela poderia se beneficiar da exposição na MTV e a pressionou para assinar o contrato. Stiffelman também ajudou a encaminhar Spears a um novo agente, Jeff Kwatinetz, cerca de um mês atrás para orientá-la no preparo para a apresentação. Stiffelman e Kwatinetz não quiseram comentar sobre o assunto.



Mau comportamento

Spears iniciou um programa de condicionamento físico e sessões de coreografia para se preparar, enquanto executivos da MTV e da Jive recebiam atualizações sobre o progresso da cantora enviadas pelos assessores e por seu agente. Pouco depois do início dos preparativos, porém, Spears surpreendeu a equipe reorganizando sua tropa de assessores e demitindo Stiffelman.

Membros da equipe de Spears contam que, embora ela tenha demonstrado nervoso em relação à idéia de se apresentar na televisão novamente, ela deu a entender que estava comprometida em levar a proposta a sério. Contudo, assim que Spears chegou a Las Vegas para a cerimônia de premiações no final de semana, tudo fugiu ao controle. De cara ela foi fotografada em festas com celebridades como Diddy até altas horas da madrugada.

Cerca de uma hora antes da apresentação, Spears insistiu que fossem feitas diversas modificações. Brigou com Ken Paves, o badalado cabeleireiro escolhido para fazer os apliques em seus cabelos. E também decidiu não vestir o espartilho feito sob medida para o show, escolhendo uma roupa preta no modelo biquíni que deixou seu corpo mais à mostra. A forma física dela também foi alvo de uma infinidade de críticas cáusticas.

A apresentação foi o segundo constrangimento público recente de uma cliente de Kwatinetz. Há alguns meses ele também foi demitido pela cantora Kelly Clarkson em meio a uma batalha que ela estava travando com sua gravadora.

Restou a música

Apesar de todo o furor causado pelos tropeços do show na televisão, Spears parece ter acertado o passo em pelo menos um aspecto: sua nova música faz sucesso. Desde quando "Gimme more" foi tocada na estação pop Z100 de Nova York há duas semanas, a música rapidamente ganhou destaque no repertório das estações de rádio pop em todos os EUA e virou sucesso em sites como o YouTube.

"Até agora, nas primeiras duas semanas, a reação foi maior do que se podia esperar", declarou Sharon Dastur, diretora de programação da Z100. Ela contou que alguns ouvintes ligam para fazer comentários negativos sobre Spears, "mas depois dizem, 'quando vocês vão tocar a música de novo?"'.

Dois ringtones inspirados no single podem ser adquiridos exclusivamente no site Mtv.com. No início, a demanda foi tão alta que os servidores que administravam os pedidos ficaram fora do ar durante horas. Seja como for, a apresentação também provocou defesas espontâneas de Spears on-line, como a do fã que criou um vídeo em replay em câmera lenta aos moldes do filme de Zapruder que atribuía a culpa da dança estranha da cantora a um salto quebrado.

Entretanto, ninguém sabe até onde uma música de sucesso poderá levar Spears, levando-se em conta a ausência de outras operações de marketing. Os assessores da cantora podem ficar relutantes em arriscar outro revés forçando-a a conceder entrevistas ou fazer outras apresentações.

Uma porta-voz da Jive Records contou que a empresa "está comprometida em lançar o álbum de Britney Spears em 13 de novembro e animada com o novo material". O último disco de Spears, "In the zone", vendeu mais de 2,9 milhões de cópias, segundo o Nielsen SoundScan.

Clipe ousado

A equipe de Spears também está ansiosa para lançar um vídeo musical para tirar a má impressão causada pelo fiasco na MTV. No entanto, isso também pode acabar sendo uma manobra traiçoeira: Spears supervisionou a produção de um clipe ousado ao estilo stripper para a música "Gimme more" que pode afugentar os fãs mais acostumados ao vídeos coreografados com destreza e bem marcados que tornaram a cantora presença cativa na MTV. O vídeo está sendo refinado com colaborações de seus assessores.

Apenas uma semana antes da apresentação, havia a idéia entre os assessores de Spears de agendar apresentações mais intimistas para divulgar o novo álbum. Mas depois do que houve em Las Vegas, as apostas foram canceladas. Considerando o traço independente de Spears, o maior desafio pode ser convencê-la a se comprometer a uma mudança assessorada.

"Um acidente de percurso não pode ser o seu fim", declarou Marose. Ele acrescentou, "Há tanta gente que a adora. As pessoas querem amá-la, mas ela tornando as coisas mais difíceis".




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207244/visualizar/