Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 13 de Setembro de 2007 às 20:10

    Imprimir


WASHINGTON, 13 Set 2007 (AFP) - Os pré-candidatos democratas às eleições presidenciais americanas de novembro de 2008 se enfrentaram nesta quinta-feira no primeiro debate totalmente realizado pela internet.

O fórum foi organizado pelo Yahoo! em parceria com o blog Huffington Post e a revista virtual Slate, e é a continuação de uma série de debates entre os candidatos à presidência, no que já se anuncia como a mais longa campanha da história eleitoral americana.

Os candidatos foram interrogados por vídeo sobre seus pontos de vista.

A favorita, a senadora e ex-primeira-dama Hillary Clinton, defendeu sua decisão de aceitar fundos de campanha doados por lobistas, enquanto seu rival, o senador Barack Obama, falou sobre a retirada do Iraque.

Os candidatos respondiam às perguntas - algumas vezes insólitas - propostas pelo apresentador e humorista Bill Maher. Dirigindo-se a Hillary, por exemplo, Maher falou a respeito de seu voto a favor da invasão do Iraque em 2002: "Por que os americanos deveriam votar em alguém que foi enganado por George Bush?", indagou.

Clinton riu e afirmou que "foi um pouco mais complicado que isso", antes de iniciar sua explicação.

Para John Edwards, o apresentador pediu que comentasse o impacto do gás metano produzido pela flatulência das vacas no processo de aquecimento global.

Maher lembrou que o governador do Novo México (sudoeste), Bill Richardson, havia dito que os eleitores eram na verdade umas "crianças mimadas".

Richardson foi hábil em sua resposta, e prontamente teceu elogios aos eleitores de Iowa (centro) e New Hampshire (nordeste) - estados onde são realizadas as primeiras primárias do partido.

Os organizadores do debate fizeram um convite aos candidatos republicanos para que participem de um programa semelhante na próxima semana.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207251/visualizar/