Mídia de Portugal critica soco de Felipão em sérvio
Um dia depois da confusão envolvendo o técnico da seleção portuguesa, Luiz Felipe Scolari, e o zagueiro sérvio Ivica Dragutinovic, a imprensa esportiva portuguesa questiona a permanência do brasileiro no cargo.
Usando um trocadilho, o jornal esportivo Record trouxe a manchete “Socolari”, em referência ao soco que Felipão deu no zagueiro sérvio ao fim da partida entre Portugal e Sérvia.
O jogo terminou empatado em 1 a 1, depois de os sérvios terem marcado o gol em situação de impedimento aos 42 minutos do segundo tempo.
Na coluna de última página, Rui Santos, um dos comentadores mais conhecidos do país, afirmou: “Se Scolari não resignar (se demitir), alguém tem de o mandar embora”.
Ao defender a demissão, ele afirma: “os portugueses esperam que a sua seleção recupere a honra. Hoje.”
Nesta quinta-feira, dois dos principais programas de rádio também discutiam se o técnico brasileiro tinha condições de permanecer à frente da seleção portuguesa.
Cabeça perdida
No jornal Record , o ator José Pedro Vasconcelos também pede a cabeça de Felipão:
"Foi uma fraca exibição que culminou com um cena de falta de formação cívica, intelectual e moral. Um selecionador que agride a soco um jogador adversário deve ser despedido já", afirmou Vasconcelos.
Com a manchete “Noite negra de Scolari”, o jornal A Bola diz que Felipão estava de “cabeça perdida” e que “furioso com a arbitragem agrediu jogador sérvio após o apito final”.
Uma foto de página inteira mostra a mão fechada do técnico na altura da orelha de Dragutinovic.
A reportagem intitulada “Noite de Tyson Scolari”, ocupa as páginas 2 e 3 e explica que “depois de levar uma palmada no braço, (Scolari) agrediu-o com um soco”.
A coluna Positivo/Negativo do jornal Público não perdoa a atitude do técnico brasileiro.
"Nada justifica, nem os erros do árbitro nem o jogo violento dos adversários, que um treinador agrida um jogador. E muito menos que não peça desculpa e assuma o erro."
Mais contemporizador, o jornal O Jogo publicou não só a imagem da mão fechada de Scolari junto à cara de Dragutinovic como a do momento do passe para o gol da Sérvia, em que se vê claramente o impedimento.
Na manchete, o jornal pondera: "Árbitro rouba e Scolari perde a cabeça”.
Também há dúvidas sobre que punição a UEFA vai dar a Felipe Scolari.
Defesa
Na entrevista coletiva no final do jogo, Felipão negou ter agredido Dragutinovic e disse que foi defender o atacante Ricardo Quaresma para que ele não fosse agredido.
“Eu tentei tapear o rapaz que queria tapear o Quaresma. Foi uma confusão normal. Nem encostei no rapaz, apenas defendi o Quaresma na confusão. E para defender na confusão você não fica com os braços abaixados”, defendeu-se Felipão.
Em entrevista após o jogo, o técnico espanhol da Sérvia, Javier Clemente, pediu punição para Felipão.
“É lamentável essa atitude de um campeão do mundo e de um técnico de futebol, que tenta bater num jogador do outro time. Acredito que a UEFA deve levar em conta o que se vê nas imagens. A UEFA tem que tomar uma atitude sobre esse assunto, porque é inaceitável o comportamento de Scolari. Lamento que um campeão do mundo não aceite a derrota.”
Com o empate de 1 a 1, Portugal permaneceu no terceiro lugar do grupo A de classificação para a Eurocopa de 2008 – apenas os dois primeiros colocados do grupo vão ao torneio. Com a vitória, Portugal teria subido para o segundo lugar.
Comentários