Municípios discutem programas sociais voltados para o jovem em Mato Grosso
Representantes de Assistências Sociais de 34 municípios, que possuem o programa do Governo Federal Agente Jovem, participaram de uma capacitação em Cuiabá, promovida pela Secretaria-Adjunta de Assistência Social da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), com objetivo de divulgar e incentivar o cumprimento das políticas públicas para a juventude.
O encontro contou com a participação do assessor da Secretaria Nacional de Juventude, Ítalo Beethoven Correia, que ministrou uma palestra sobre o Agente Jovem e deu detalhes de como será o novo ProJovem. “É um programa que irá integrar as ações e ampliar o número de jovens atendidos, otimizando nossos recursos. O lançamento do ProJovem aconteceu no dia 05 de setembro e a princípio será divido em urbano, campo, adolescente e trabalhador”, disse.
De acordo com Ítalo Beethoven, serão investidos mais de R$ 5 bilhões de reais nos próximos três anos, esse recurso será fruto de remanejamento orçamentário. Atualmente existem 4,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil que estão fora da escola. Com o novo ProJovem o objetivo é aumentar o número de vagas ofertadas nos programas sociais de 467 mil para 4,2 milhões até 2010.
A coordenadora do Agente Jovem de Nova Mutum, Alessandra Cristina Salesse, disse aos participantes que a capacitação hoje é de grande valia tanto para o Agente Jovem quanto para a divulgação do novo ProJovem, pois no município dela esse projeto sempre obteve êxito.
“Em Nova Mutum temos 25 vagas, as quais estão todas preenchidas e com a ajuda de empresários da região conseguimos colocar mais 25 jovens. Totalizando 50 adolescentes, que participam ativamente das oficinas e o melhor de tudo é que todos já estão fazendo estágio”, declarou a coordenadora.
O Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano é um programa do Governo Federal, que atende jovens com idades entre 15 e 17 anos, desenvolvendo atividades com o intuito de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, dando ênfase há alguns aspectos da educação e do trabalho.
Comentários