Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 12 de Setembro de 2007 às 23:59

    Imprimir


Guatemala, 12 set (EFE).- O Tribunal Supremo Eleitoral da Guatemala (TSE) oficializou hoje os resultados das eleições do último domingo e confirmou a realização de um segundo turno entre os candidatos Álvaro Colom e Otto Pérez Molina.

Óscar Bolaños, presidente do TSE, afirmou em entrevista coletiva que o segundo turno eleitoral, no qual os guatemaltecos elegerão seu novo presidente, será realizado em 4 de novembro.

"Prometemos que o segundo turno será igual ou melhor que o primeiro", assegurou Bolaños, após declarar que a votação de domingo "ocorreu sem brigas, sem dúvidas e sem manipulações".

O pleito, acrescentou Bolaños, "foi um exercício democrático em que todos os guatemaltecos ganharam", ao terem a oportunidade de escolher os candidatos que governarão o país pelos próximos quatro anos.

Os dados oficiais do TSE deram vitória na primeira etapa das presidenciais ao social-democrata Álvaro Colom, da União Nacional da Esperança (UNE), que obteve 926.244 dos 3.280.609 votos válidos, equivalentes a 28,23% do total.

No entanto, e pelo fato de Colom não ter obtido 50% mais um dos votos válidos, o social-democrata terá de disputar a Presidência em segundo turno com o general reformado Otto Pérez Molina.

Pérez Molina, do Partido Patriota (PP, direita), conquistou o voto de 771.175 cidadãos, segundo números oficiais, ou seja, 23,51% do total dos sufrágios depositados nas urnas.

O presidente do TSE informou que os dados oficiais correspondem a 99,51% dos votos de domingo passado, já que não foi possível apurar 100% dos sufrágios devido aos distúrbios registrados em dez comunidades rurais do país.

No entanto, explicou que os votos que ainda faltam ser apurados não interferirão no resultado definitivo do pleito.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207437/visualizar/