Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 12 de Setembro de 2007 às 22:23

    Imprimir


Um terremoto de alta intensidade e um tsunami de pequenas proporções atingiram a Indonésia e a ilha de Sumatra, na costa oeste do país, na manhã desta quarta-feira (12) gerando destruição e deixando mortos e feridos.

O número de mortos é incerto, e a informação variou ao longo do dia e nas diferentes agências de notícias. A Associated Press chegou a noticiar a existência de dez mortos, mas recuou e no fim do dia falava em cinco. As mortes ocorreram em três cidades da ilha de Sumatra.

Telefones e linhas de eletricidade foram cortadas. Há pelo menos uma centena de pessoas feridas, algumas em estado grave.

Há relatos de prédios que desmoronaram. A maior parte dos danos parece ter sido causado pelo terremoto (registrado a cerca de 15 quilômetros abaixo do nível do mar), e não pelo tsunami.

Moradores de Bengkulu viveram momentos de pânico após o tremor, de 8,2 graus na escala Richter. Ao menos um prédio da cidade desmoronou.

Na cidade de Padang diversos prédios foram danificados e ao menos uma loja de carros desmoronou.

O terremoto que atingiu a Indonésia gerou um tsunami de pequena intensidade. O tamanho das ondas geradas pelo tsunami, no entanto, ainda não está claro.

Segundo a agência Associated Press (AP), pode ter sido de até 9 pés (de quase 3 metros). A fonte da AP é a agência meteorológica da Indonésia.

Já a rede norte-americana de TV "CNN" diz que o tsunami teve ondas menores -de cerca de 70 centímetros. A fonte da "CNN" é Brian Shiro, do Centro Nacional de Tsunamis do Pacífico (clique aqui para ler a continuação desta reportagem).

O terremoto

O sismo aconteceu às 18h10 (8h10 pelo horário de Brasília) a cerca de 15 quilômetros abaixo do nível do mar e cerca de 13 quilômetros da cidade de Bengkulu, na ilha de Sumatra.

Inicialmente, a agência geológica dos Estados Unidos havia anunciado que o tremor atingiu 7,9 graus na escala Richter. Mas a agência Efe informou minutos depois que o terremoto foi ainda maior -de 8,2 graus.

Por precaução, o governo da Indonésia mandou esvaziar a região litorânea com medo justamente de um possível tsunami.

Segundo a agência de notícias "Reuters", testemunhas disseram que sentiram o tremor também em Cingapura e na Tailândia.

Alerta de tsunami

Na Malásia, o governo local também enviou uma ordem para todas as pessoas deixarem as praias com medo de um tsunami, após ser comunicada sobre o terremoto na Indonésia.

Em dezembro de 2004, em uma região bem próxima, aconteceu um dos piores desastres naturais. Um terremoto de 9,3 graus causou um tsunami que matou 230 mil pessoas, sendo 160 mil na província de Aceh, também na Indonésia




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207445/visualizar/