Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 12 de Setembro de 2007 às 12:35

    Imprimir


Trabalho conjunto desenvolvido pelo Sistema Prisional em parceria com a Polícia Militar tem intensificado as vistorias nas unidades prisionais do Estado. Durante o feriado prolongado de 07 de setembro, todas as penitenciárias de Mato Grosso passaram por vistorias constantes. O superintendente de gestão penitenciária, tenente coronel PM Ribeiro Leite, explicou que a ação é preventiva e o principal objetivo é evitar situações como tentativas de fugas, motins ou até mesmo rebeliões.

Apenas no presídio Pascoal Ramos, foram apreendidos, neste período, 20 aparelhos celulares com bateria, duas baterias avulsas, oito carregadores e seis chips de celular. Além dos aparelhos, também foram apreendidos nove chuços (armas artesanais), 140 porções de substancia análoga à maconha e 86 porções de substancia análoga à pasta base de cocaína.

Ribeiro Leite ressaltou na realização das revistas, os produtos que entram na unidade são recolhidos de forma imediata. “Além do rigor nas revistas das visitas, há também a intensificação nas revistas realizadas no interior das celas”. Ele acrescentou ainda que cada revista realizada nas celas demanda tempo e riscos, já que para fazê-la é preciso retirar todos os reeducandos, colocá-los em outro ambiente, fazer a revista e trazer os reeducandos de volta. “Dependendo o número de presos por celas e raios, a operação pode-se demorar até quatro horas”.

De acordo com o comandante da Companhia Militar do Pascoal Ramos, tenente Gilson Vieira da Silva, o número de drogas e celulares apreendidos na unidade são correspondentes ao alto número de visitas do sexo feminino. “Apesar da revista íntima ser realizada com todo rigor necessário, a legislação proíbe qualquer toque na visitante. Quando há suspeita, encaminhamos para a Delegacia, onde é requisitada realização de Raio X”.

A unidade abriga atualmente cerca de 1.200 reeducandos e o número anual de visitas é de cerca de 50 mil pessoas, levando em consideração que os reeducandos recebem uma média de 500 visitas/dia, nos dias que é permitida a entrada dessas pessoas. De acordo com o tenente Vieira, aproximadamente 95% desses visitantes são mulheres.

PROCESSO DISCIPLINAR

O diretor da unidade Pascoal Ramos, Ronildo Viccari, explicou que nos casos de apreensão, as providências são tomadas imediatamente. Quando o material é apreendido com o reeducando, o caso é encaminhado para a delegacia, onde é registrado um Boletim de Ocorrência. Além de 30 dias de isolamento ao reeducando, a direção também instaura procedimento disciplinar interno.





Fonte: Assessoria/Sejusp

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207527/visualizar/