Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 11 de Setembro de 2007 às 08:25

    Imprimir


Pelo menos 50 soldados israelenses ficaram feridos, três deles gravemente, em um ataque com foguetes lançados da Faixa de Gaza contra uma base de treinamento militar no sul de Israel, informaram fontes militares.

Alguns dos soldados dormiam em barracas na hora do ataque, na madrugada desta terça-feira, e foram atigidos por estilhaços.

Apesar de grupos militantes palestinos lançarem foguetes contra Israel diariamente, acredita-se que este seja o maior número de feridos em um único ataque.

Segundo o Exército israelense, o foguete foi lançado de Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza, e atingiu a base perto de Zikkim, do outro lado da fronteira.

Dois grupos militantes assumiram a autoria do ataque, o Jihad Islâmico e os Comitês de Resistência Popular.

Impacto psicológico

Militantes palestinos lançam foguetes contra o sul de Israel constantemente, muitos deles atingindo a cidade de Sderot.

Os ataques, em geral, não deixam feridos, mas têm significante impacto psicológico sobre os moradores da região.

Na semana passada, um dos foguetes atingiu uma área próxima a uma creche lotada de crianças, o que levou os pais a buscarem seus filhos na escola e a exigir retaliação.

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, já pediu aos militares que preparem um plano para acabar com os ataques de foguete partindo da Faixa de Gaza.

Chegou-se a cogitar aumentar a presença militar israelense na Faixa de Gaza, ou cortar o suprimento israelense de água e eletricidade para a região.

O governo israelense responsabiliza o movimento Hamas, que assumiu o controle da Faixa de Gaza em junho, por não combater os grupos militantes.

Segundo o correspondente da BBC em Jerusalém Joe Floto as autoridades israelenses agora vão levantar duas perguntas: por que os soldados estavam dormindo em barracas de lona em uma área suscetível a este tipo de ataques, e o que pode ser feito para evitá-los.

No ano passado, o Exército israelense lançou uma ofensiva de cinco meses dentro da Faixa de Gaza para tentar acabar com os ataques com foguetes.

Centenas de palestinos foram mortos, mas os ataques não pararam.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207707/visualizar/