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Cidades/Geral
Sábado - 08 de Setembro de 2007 às 18:55

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Entraram em funcionamento em dezembro do ano passado as duas primeiras praças de pedágio em rodovias mato-grossenses. A primeira foi na MT-242, entre Sorriso/Ipiranga do Norte, em que foram asfaltados 65,5 quilômetros. Na mesma data começou a funcionar também a praça da MT-449, estrada que liga Lucas do Rio Verde a Tapurah, com um trecho de 97,13 km de asfalto. Nesse período as duas arrecadaram aproximadamente R$ 2, 5 milhões. Sendo que na MT 449, o montante chega a R$ 1,5 milhão e na MT-242, entre Sorriso e Ipiranga do Norte, os valores alcançam R$ 1 milhão, registrados aqui somente os veículos pagantes.

Nesse período, 125,2 veículos trafegaram pela MT-449 diariamente. Na MT-242 de Sorriso/ Ipiranga somaram-se 84,5 mil veículos de dezembro/06 a agosto/07.

A terceira rodovia a cobrar pedágio foi a MT-242 no trecho de Sorriso/Nova Ubiratã/Boa Esperança, onde foram construídos 83,3 km de asfalto, via consórcio rodoviário. O pedágio começou a ser cobrado no dia 11 de julho. Em um mês mais de 34 mil veículos passaram pela estrada, sendo 19, 1 mil pagantes, resultando numa arrecadação de R$ 233,8 mil.

Para os produtores rurais, principais parceiros na pavimentação de rodovias em Mato Grosso, o resultado é extremamente positivo. A garantia de trafegarem numa estrada segura e com qualidade supera a preocupação com a cobrança da taxa de pedágio, que gira em torno de R$ 3,50.

Nodimar Corrêa, diretor da Associação Pró-Asfalto Sorriso/ Ipiranga do Norte (Apasi) uma das primeiras a serem implantadas, garante que o resultado tem superado as expectativas. Além da certeza de boas estradas para escoarem a produção, desenvolvimento para a região, os usuários também se sentem mais seguros.

Em poucos meses de funcionamento, três veículos roubados foram recuperados. Segundo Nodimar, graças ao trabalho conjunto entre os operadores da praça de pedágio e policiais militares lotados no posto da praça. Em todos os casos, os veículos haviam sido roubados em cidades próximas e foram apreendidos pela PM ao passar pelo pedágio.

Numa situação a informação do roubo e a placa já haviam sido repassadas para a praça de pedágio, em outros casos houve a suspeita no comportamento do condutor. “Isso já é uma prestação de serviço importante para a população”, disse o Nodimar. Foram recuperados uma moto e dois carros, sendo uma camionete nova.

Mais uma praça de pedágio está sendo instalada no Estado, na MT-235 entre Nova Mutum/Santa Rita do Trivelatto, num trecho de 61 km de asfalto. Dessa vez, ao invés de se construir um prédio de alvenaria, a Sinfra está fazendo uma experiência com a instalação de contêineres. “Está em execução um modelo mais barato, é novidade, vamos avaliar os custos. São verdadeiras salas, removíveis, com revestimento, acústica, revestimento interno para ar condicionado”, destacou o superintendente de Projetos Especiais da Sinfra, José Francisco.

“São idéias novas que vão surgindo e vamos experimentando. Pode ser que depois voltamos a trabalhar com prédio de alvenaria”, acrescentou.

Um levantamento feito pela Sinfra, com base na extensão do asfalto e fluxo de tráfego, identificou 12 rodovias aptas à implantação de praças de pedágio. Três já foram instaladas, uma em execução e oito poderão ter a cobrança de pedágio até o final de 2009. Para este ano somente a da MT-235 tem previsão de entrar em funcionamento.

Vale ressaltar que a cobrança é regulamentada pela lei n° 8620, aprovada pela Assembléia Legislativa no dia 28 de dezembro de 2006.

FISCALIZAÇÃO

Um sistema de monitoramento foi instalado nas praças de pedágio de Mato Grosso, na MT-242 entre Sorriso e Ipiranga do Norte, MT- 449 entre Lucas do Rio Verde e Tapurah e na MT 242 - de Sorriso/Nova Ubiratã/Boa Esperança. Esse sistema, com tecnologia 100% nacional, permite que por meio de câmeras de vídeo com transmissão de dados via internet, instaladas nesses postos, o Governo do Estado monitore em tempo real, todos os veículos que passam por esses locais.

De acordo com o secretário de Infra-Estrurura, Vilceu Marcheti, esse sistema de auditoria e acompanhamento automatizado, além de evitar fraudes é uma maneira de se obter transparência no que é arrecadado e revertido em benefícios para essas rodovias.





Fonte: 24 Horas News

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