Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 08 de Setembro de 2007 às 18:23

    Imprimir


NOVA YORK, 8 Set 2007 (AFP) - O aquecimento global, a água, a energia, o desemprego e o terrorismo continuam sendo grandes desafios, mas o futuro do mundo se apresenta de uma forma mais clara, com menos guerras, uma esperança de vida mais longa e uma melhor educação, de acordo com o relatório que será publicado na segunda-feira.

"Mesmo que hoje enfrentemos grandes tragédias humanas, como Iraque e Darfur, a maior parte do mundo vive em paz e os conflitos diminuíram nos últimos dez anos", anunciou o relatório anual sobre "O Estado do Futuro" publicado pela Universidade das Nações Unidas, um centro de reflexões baseado em Tóquio.

O relatório afirma que o número de refugiados do mundo está em declínio, e os conflitos no continente africano passaram de 16 em 2002 para cinco em 2005. A Aids, apesar de sua nítida progressão no leste europeu e no sul e no centro da Ásia, começou a se estabilizar na África.

Entre outros sinais encorajadores, o relatório cita a queda na mortalidade infantil e o aumento no número de internautas.

Pelo lado negativo, o relatório aponta as emissões de CO2, o aquecimento global, o desemprego e a queda das taxas de participação nas eleições.

Além disso, as desigualdades persistem: 2% das pessoas mais ricas do mundo dividem 50% da riqueza mundial, enquanto os 50% mais pobres ficam com apenas 1% das riquezas. Estas, as novas enfermidades e o crime organizado aparecem como novos desafios.

Se eles não tivessem se apresentado, "o futuro poderia ser mais escuro, marcado pela falta d'água e de terras cultiváveis, por migrações massivas, por climas turbulentos, pelo caos econômico e outros desastres", afirmou o relatório.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/207942/visualizar/