Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Setembro de 2007 às 10:43

    Imprimir


Mato Grosso registrou somente ontem (5) o número de 776 focos de calor, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A quantidade de fumaça em todo o Estado tem provocado prejuízos ambientais e na saúde da população. São diversas as secretarias de Saúde que informam o aumento vertigininoso no número de internações por doenças respiratórias.

A fumaça também causa transtornos à aviação, principalmente no interior do Estado, como em Alta Floresta, cujo aeroporto ficou fechado por mais de sete horas. Em outras cidades, como Sinop, pousos e decolagens tem operado com visibilidade mínima. No linguajar dos pilotos, as aterrissagens acontecem somente no visual, isto porque não há controle na pista do município. O aeroporto Marechal Rondon opera normalmente nesta quinta-feira.

A maior repercussão das queimadas, no entanto, está focada no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que enfrenta o fogo há seis dias. As chamas que já consumiram 2.500 hectares do parque. O município decretou situação de emergência e o Coordenador do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, Elmo Monteiro, informou que o contingente de brigadistas para combater a queimada, já foi reforçado. A informação é de que 300 homens irão combater o incêndio. Ainda hoje deve começar a ser usada uma piscina acoplada ao helicóptero que faz o trabalho de combate ao fogo na região.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208178/visualizar/