Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Setembro de 2007 às 07:42

    Imprimir


Cursos de alfabetização gratuita ensina pessoas acima de 15 anos que não freqüentaram a escola na idade regular. As inscrições estão abertas para a próxima etapa do projeto ‘Sesi por um Brasil Alfabetizado’, que terá início em novembro, nas cidades de Sinop, Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande. A expectativa é formar aproximadamente 30 turmas, com 25 alunos em cada.

De acordo com a supervisora pedagógica de Educação de Jovens e Adultos do Sesi-MT, Rosângela Thommen, as 800 vagas já foram preenchidas, mas os que tiverem interesse no projeto podem se inscrever para aguardar na fila de espera. “Caso sobrem vagas do interior, vamos remanejá-las para a capital. Já temos alguns inscritos aguardando”, afirma. O lançamento oficial do projeto foi realizado no dia 30 de agosto, no Sesiescola-Várzea Grande, e contou com a participação de representantes de diversas empresas, instituições e órgãos públicos.

A formação inicial do aluno consta de aulas expositivas e dialogadas, realização de dinâmicas de grupo e oficinas de construção. O conceito de alfabetização desenvolvido pelo projeto tem como base os seguintes temas: Identidade; Mudança; Dinheiro, Orçamento Doméstico e Desperdício; Saúde e Segurança no Trabalho; Cultura e Ecosustentabilidade. A partir destes temas, o Sesi-MT desenvolve o ‘letramento’, que consiste no trabalho de alfabetização dentro do contexto em que o aluno vive.

“Trabalhamos de forma que o aluno desenvolva a capacidade de fazer uma leitura do mundo, com princípios andragógicos, que é a ciência do ensino voltada para adultos e idosos”, explica a supervisora. Além de alfabetizar uma parcela carente da população – composta por trabalhadores da indústria, população carcerária, casas de recuperação, pescadores, idosos, entre outros – o projeto gera renda para aproximadamente mil alfabetizadores em todo país. “Muitos professores, inclusive aqui em Mato Grosso, sustentam a família com a bolsa-auxílio que o projeto oferece”, avalia o coordenador de Educação de Jovens e Adultos do Sesi-MT, Marco Antônio Braga.

O projeto ‘Sesi por um Brasil Alfabetizado’ é desenvolvido em parceria com o governo federal e teve início em 2003 em todo país, com mais de 2 milhões de pessoas atendidas. Em Mato Grosso já foram alfabetizados gratuitamente 20 mil alunos, em aproximadamente 40 municípios do Estado. O programa conta hoje com 57 alfabetizadores e mais de 50 parceiros, entre empresas, instituições de ensino, instituições religiosas, que cedem espaços para a realização das aulas ou patrocinam materiais didáticos dos alunos.

Para sanar um dos principais motivos de evasão escolar na idade adulta, o projeto oferece também consultas oftalmológicas aos alunos que sofrem com o problema e, se necessário, disponibiliza óculos de grau, por meio de parcerias entidades como o Instituto Lions de Visão. Os interessados em participar das aulas ou em firmar parcerias com o Sesi-MT para oferecer o projeto devem entrar em contato pelo telefone (65) 3685-1197 / 3611-1638.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208199/visualizar/