Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Setembro de 2007 às 18:24
Por: Bruno Garcia

    Imprimir


A Prefeitura de Chapada dos Guimarães decretou, esta quarta-feira (05.09), situação de emergência por 90 dias, em decorrência do incêndio que atinge o Parque Nacional situado no Município. A ação tem a finalidade de dar agilidade ao processo de controle ao incêndio, auxiliando institucionalmente. “O decreto possibilita a dispensa de alguns atos burocráticos, como, por exemplo, a isenção de licitação para contratação de aviões e helicóptero para auxiliar o controle do incêndio e resgatar pessoas que se encontrarem em risco, devido ao fogo”, afirmou o prefeito Gilberto Mello.

De acordo com Mello, o decreto foi justificado pelo prejuízo ambiental que o incêndio vem causando no Parque. A emissão da fumaça prejudica a saúde da população e o tráfego de veículos na estrada entre Cuiabá e Chapada, e há o risco de o fogo atingir algumas comunidades localizadas próximo à área de queimada. O incêndio foi considerado como crítico. “O fogo atingiu pontos dentro da área protegida do Parque Nacional e estima-se que mais de 10 mil hectares foram queimados”, informou o prefeito.

O incêndio se agravou no dia 31 de agosto, data em que a Prefeitura tomou a primeira providência, decretando a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), que, necessariamente, antecede, em cinco dias, a instalação da situação de emergência. “Nesse primeiro momento, são 90 dias de situação de emergência, mas, se o incêndio não for controlado, o prazo poderá se estender por mais 90 dias. Espero que possamos unir esforços para controlar a situação, sem os medi-los”, destacou.

Além do posicionamento institucional, a Prefeitura de Chapada vem dando suporte aos brigadistas, que são representantes do Ibama, Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. “A Prefeitura está colaborando com os trabalhos dos brigadistas, com apoio logístico, abastecimento de água e atuará em parceria com o Ibama para ações mais expressivas para o controle do incêndio”, ressaltou Gilberto Mello.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208276/visualizar/