Escolas de Mato Grosso têm autonomia para definir cardápio da merenda
Mato Grosso é o único Estado que permite às escolas públicas a possibilidade de definir o cardápio. A informação foi discutida na abertura do 2º Encontro Técnico Seduc/CAE e Conselho Estadual de Alimentação Escolar (CEAE), nesta quarta-feira, pela presidente do conselho, Tercia Martins Dianez .
O CEAE é o órgão fiscalizador dos recursos federais. A ele cabe o dever de garantir que a escola empregue com responsabilidade as verbas destinadas à compra dos alimentos oferecidos nas unidades públicas.
A Seduc é a responsável pelo acompanhamento, monitoramento, negociação de preços, pela análise da quantidade de alimentos solicitada e ainda pela orientação técnica às escolas, Câmaras de Negócios, assessorias pedagógicas, fornecedores e outros possíveis envolvidos no Programa de Escolarização dos Recursos Financeiros da Alimentação Escolar em Mato Grosso.
As definições claras dos papéis de cada órgão envolvido na administração da merenda escolar estão sendo debatidas até essa quinta à tarde, na Escola Presidente Médici, em Cuiabá. A realização do Encontro Técnico é da Seduc/CAE e CEAE.
O coordenador de Alimentação Escolar da Seduc, Bendito Gonçalo Curvo, fala da importância da realização dos encontros periódicos entre os técnicos e conselheiros da merenda. “Nesses momentos avaliamos nossos papéis, abrindo uma ampla discussão para atendermos com eficiência a demanda que representa agregarmos os alunos do Ensino Médio no próximo ano ao benefício da merenda escolar”, ressaltou o coordenador.
O secretário adjunto de infra-estrutura escolar da Seduc, Ezequiel Ângelo da Fonseca, falou sobre as reformas que estão sendo realizadas nas cozinhas das escolas e alertou sobre a importância das instituições adequarem seus espaços para atender a nova demanda de merenda no Ensino Médio. “Os recursos estão garantidos no orçamento do Governo Federal”, antecipou.
A partir de 2008, os alunos do ensino médio, até então não contemplados com merenda escolar, passarão a recebê-la em Mato Grosso. A Seduc aposta nessa medida para combater a evasão escolar no ensino médio que é de 32,6%, conforme apontado pelo Censo Escolar 2006.
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