Professores da Unemat ameaçam greve
Professores da Universidade do Estado do Mato Grosso se reúnem, na próxima terça-feira, em uma assembléia geral, para discutir a possível paralisação das atividades. Entre as reivindicações da categoria estão a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e a convocação dos classificados no último concurso, realizado em 2005.
A presidente da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat), Maria Ivonete de Souza, revelou ontem, durante reunião na Assembléia Legislativa, que a instituição tem hoje 200 professores contratados, e que é necessária a convocação dos classificados no últimos concurso, além da realização de outro, para preencher as vagas que não foram ofertadas, informou a assessoria.
A categoria alega que, desde julho, quando foi realizada uma audiência pública para discutir a crise na instituição, o processo de negociação com o governo foi suspenso. Uma comissão pode ser criada, com representantes também da universidade e do governo estadual para debater a pauta de reivindicações.
No ano passado, as aulas ficaram comprometidas em alguns campi, como o de Sinop, devido a falta de profissionais. Somente com a contratação de aprovados no concurso e realização de teste seletivo as aulas foram normalizadas, este ano.
Comentários