TCU condena 620 gestores apenas no 2º trimestre
Os números fazem parte do relatório de atividades fiscais do TCU relativo ao segundo trimestre de 2007, divulgado ontem. “Entre os 739 processos de contas apreciados de forma conclusiva no trimestre, 389 (52,6%) foram julgados pela irregularidade das contas, condenando 560 responsáveis ao pagamento de multa ou ao ressarcimento de débito”, explica o texto. “Em outros 28 processos de fiscalização, denúncia ou representação, foram aplicadas multas a 60 responsáveis.”
Até o primeiro trimestre, apenas 24 empresas em todo o País eram consideradas inidôneas pelo tribunal. Com a nova lista, o número sobe para 40 empresas, embora ainda não inclua a Construtora Gautama. Peça central das investigações feitas pela Polícia Federal durante a Operação Navalha, que desmontou uma quadrilha especializada em desvios e fraude de licitações de obras públicas, a Gautama já teve a inidoneidade decretada pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Além disso, o TCU informa no documento que passou a investir em medidas de prevenção de irregularidades, como a implantação de um novo sistema de repasses de recursos a terceiros na Secretaria de Receita Previdenciária. O tribunal estima que as medidas podem proporcionar uma economia de R$ 1,17 bilhão aos cofres públicos nos próximos cinco anos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
Comentários