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Inadimplência no comércio afeta quase metade da população de Rondonópolis
O lançamento de uma campanha que será lançada na manhã desta quinta-feira pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e pela ACIR (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis), expõe um indicador preocupante e negativo para a política econômica da cidade.
É que dos 167 mil habitantes rondonopolitanos, 71.788 estão com o nome sujo na praça, segundo anotações das entidades comerciais. Isto é: 43% da população de Rondonópolis aparecem na lista dos inadimplentes. Esse volume tem assustado às autoridades do meio produtivo do município e, por isso, elas criaram a Campanha de Combate à Inadimplência.
Detalhe curioso: embora quase a metade da população da cidade esteja no vermelho nas fichas do comércio, a cidade de Rondonópolis é a segunda das 141 do Estado que mais arrecada tributos, algo em torno de R$ 165 milhões anuais.
Outro detalhe: o município é reduto eleitoral de políticos importantes, como o governador Blairo Maggi (PR), quatro deputados estaduais e dois deputados federais. Todos moram em Rondonópolis.
A idéia da campanha, trabalhada há dois ano e que será lançado nesta quinta-feira é diminuir o número de registros de inadimplentes na cidade e, com isso, resgatar o poder de fluxo de caixa das empresas.
O grosso da campanha deve ser posto em prática logo, neste mês, com a realização de mini-cursos de Cobrança e Análise de Crédito, que serão ministrados pelo diretor executivo da CDL, Maurício Pugas.
Já em outubro, haverá também uma palestra (15/10) com o consultor J.R. Cajaíba com o tema "Se o cliente sumir a culpa é sua!". Um seminário para avaliação da campanha está programado para o início de 2008, assim como, a criação de um fórum permanente de discussão.
"Nós trabalhamos e discutimos muito para apresentar para os empresários as ações que servissem de ferramentas de combate à inadimplência dentro das próprias empresas. Estamos fazendo a nossa parte. A campanha está pronta, estamos otimistas quanto a eficácia dela no dia-a-dia e aguardamos a adesão dos lojistas", disse o presidente da CDL, Neles Walter Ferreira de Farias.
Para a presidente da Acir, Fátima Regina Maia, a campanha também tem como proposta resgatar a cidadania dos inadimplentes, já que, neste período os lojistas serão convidados a renegociar dívidas com os inadimplentes.
"Entendo que a campanha é uma forma de resgate da cidadania e dos valores éticos e morais. Hoje ter nome limpo é primordial, tendo em vista que é isto é pré-requisito para alguns concursos, como também, para obtenção de linhas crédito", explicou.
A campanha é uma realização da CDL e ACIR, com apoio da Prefeitura de Rondonópolis, Câmara Municipal, Facmat, Sebrae, Governo do Estado, Fecomércio e Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis.
É que dos 167 mil habitantes rondonopolitanos, 71.788 estão com o nome sujo na praça, segundo anotações das entidades comerciais. Isto é: 43% da população de Rondonópolis aparecem na lista dos inadimplentes. Esse volume tem assustado às autoridades do meio produtivo do município e, por isso, elas criaram a Campanha de Combate à Inadimplência.
Detalhe curioso: embora quase a metade da população da cidade esteja no vermelho nas fichas do comércio, a cidade de Rondonópolis é a segunda das 141 do Estado que mais arrecada tributos, algo em torno de R$ 165 milhões anuais.
Outro detalhe: o município é reduto eleitoral de políticos importantes, como o governador Blairo Maggi (PR), quatro deputados estaduais e dois deputados federais. Todos moram em Rondonópolis.
A idéia da campanha, trabalhada há dois ano e que será lançado nesta quinta-feira é diminuir o número de registros de inadimplentes na cidade e, com isso, resgatar o poder de fluxo de caixa das empresas.
O grosso da campanha deve ser posto em prática logo, neste mês, com a realização de mini-cursos de Cobrança e Análise de Crédito, que serão ministrados pelo diretor executivo da CDL, Maurício Pugas.
Já em outubro, haverá também uma palestra (15/10) com o consultor J.R. Cajaíba com o tema "Se o cliente sumir a culpa é sua!". Um seminário para avaliação da campanha está programado para o início de 2008, assim como, a criação de um fórum permanente de discussão.
"Nós trabalhamos e discutimos muito para apresentar para os empresários as ações que servissem de ferramentas de combate à inadimplência dentro das próprias empresas. Estamos fazendo a nossa parte. A campanha está pronta, estamos otimistas quanto a eficácia dela no dia-a-dia e aguardamos a adesão dos lojistas", disse o presidente da CDL, Neles Walter Ferreira de Farias.
Para a presidente da Acir, Fátima Regina Maia, a campanha também tem como proposta resgatar a cidadania dos inadimplentes, já que, neste período os lojistas serão convidados a renegociar dívidas com os inadimplentes.
"Entendo que a campanha é uma forma de resgate da cidadania e dos valores éticos e morais. Hoje ter nome limpo é primordial, tendo em vista que é isto é pré-requisito para alguns concursos, como também, para obtenção de linhas crédito", explicou.
A campanha é uma realização da CDL e ACIR, com apoio da Prefeitura de Rondonópolis, Câmara Municipal, Facmat, Sebrae, Governo do Estado, Fecomércio e Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis.
Fonte:
MidiaNews
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208437/visualizar/
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