Repórter News - reporternews.com.br
Família diz que a primeira viatura teve problemas mecânicos e a direção do serviço mandou outra, que não chegou a tempo
Ambulância quebra e atendimento atrasa
No mês de março deste ano, apenas três veículos atendiam a Baixada Cuiabana, os demais estavam na oficina, aguardando ma
Dois motociclistas morreram e outro ficou gravemente ferido em dois acidentes de trânsito distintos registrados no início da noite da última segunda-feira, em Cuiabá. Em um deles, populares relataram que houve demora no atendimento prestado pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu). Além disso, a unidade móvel apresentou problemas mecânicos ao chegar o local da ocorrência.
Um dos acidentes ocorreu na avenida Doutor Meirelles, via de acesso ao bairro Tijucal. O motociclista Nailson Oliveira, de 21 anos, trafegava pela pista em uma moto Fan CG 125, quando foi fechado por um caminhão que vinha pela rua 201. Ele caiu da moto e sofreu ferimentos graves na cabeça.
Familiares da vítima relataram que a unidade do Samu demorou mais de uma hora para chegar ao local do fato, onde o motor da ambulância fundiu. Outra unidade foi enviada para prestar o socorro, mas Nailson não resistiu aos ferimentos e morreu.
No mês de março, uma matéria publicada no DIÁRIO, já mostrava a precariedade do Samu. Na ocasião, às vésperas do feriado da Semana Santa, apenas três ambulâncias estavam em condições de uso em toda a Baixada Cuiabana.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde (SES) informou que o órgão estadual está averiguando se houve ou não demora no atendimento feito pela primeira ambulância, mas que outro veículo foi enviado para o local para prestar a assistência necessária à vítima, que sofreu ferimentos graves no choque com o caminhão. Entretanto, reconheceu que houve problemas no motor do veículo.
O outro sinistro ocorreu na avenida Governador Frederico Campos, mais conhecida como "Avenida II", que fica no bairro Voluntários da Pátria, região do Pedra 90. Dois motociclistas se envolveram na colisão. No choque, Aurindo Lucas da Silva, de 48 anos, não resistiu e morreu no local. Ele ficou preso entre a moto e o chão.
O outro motociclista, que não teve o nome divulgado, foi levado em estado grave para o pronto-socorro de Cuiabá. Ontem pela manhã, ele continuava internado e respirando com ajuda de aparelhos.
Peritos da Polícia Técnica (Politec) e policiais da Delegacia de Delitos de Trânsito estiveram no local para tentar identificar as possíveis causas do acidente. As primeiras informações repassadas à polícia por populares era de que um dos motociclistas estava na contramão e em alta velocidade.
Na matéria "70% dos casos envolvem motos", publicada no último dia 3 deste mês, o repórter do Diário Helson França relata que nos últimos seis meses do ano passado o pronto-socorro da capital realizou 4.935 atendimentos a vítimas de acidentes de moto. Já nos primeiros três meses deste ano, a quantidade de atendimentos foi de 780.
Segundo a administração do PS, os acidentes com motociclistas respondem, no total, por aproximadamente 70% dos casos atendidos na unidade hospitalar. Além disso, somente na última década o aumento da taxa de mortalidade em acidentes com motos, em nível nacional, cresceu 244%, chegando a representar um terço das mortes no trânsito, conforme dados do Ministério das Cidades.
Fonte:
Do Diário de Cuiabá
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20846/visualizar/
Comentários