Produção industrial cai após nove meses de alta
Após nove meses de resultados positivos, a produção industrial brasileira registrou queda de 0,40% entre junho e julho.
Segundo o IBGE, o resultado foi influenciado pela queda na produção em 12 dos 23 ramos industriais, com destaque para alimentos (-2,5%) e refino de petróleo e produção de álcool (-3,5%).
Por outro lado, os setores de veículos automotores (2,4%) representaram a principal contribuição positiva para a taxa de julho, em que se destacou, também, o crescimento de outros produtos químicos (2,7%) e outros equipamentos de transporte (7,6%).
Apesar da queda na comparação mês a mês, a indústria mantém os resultados positivos no ano. Na comparação com julho de 2006, a indústria cresceu 6,8%. O acumulado janeiro-julho de 2007 registrou avanço de 5,1% e, nos últimos 12 meses, de 4,2%.
No acumulado janeiro-julho 2007, em comparação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento de 5,1% refletiu o aumento de produção em 22 atividades.
A maior contribuição decorreu da fabricação de máquinas e equipamentos (17,4%), seguida por veículos automotores (10,3%), metalurgia básica (7,6%) e outros produtos químicos (6,3%). A principal queda veio de material eletrônico e equipamentos de comunicações (-7,4%), devido principalmente à redução na produção de televisores.
Comentários