Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 04 de Setembro de 2007 às 05:45

    Imprimir


O município de Salto, a 105 km de São Paulo, está ganhando a batalha contra a dengue. A cidade registrou em agosto índice zero da doença. O resultado é fruto de uma parceria entre prefeitura e moradores. Lá, o combate ao mosquito transmissor é compromisso de todos.

A cidade é um exemplo de que esse mal pode ser combatido e até eliminado, mesmo quando os índices chegam a números tão altos no Estado, pois São Paulo vive o maior surto de dengue da história, com o registro, entre janeiro e agosto deste ano, de 62.221 casos da doença. O número é 24% maior do que o total registrado em 2006 (50.027 casos).

No começo do ano, o surto de dengue chegou a preocupar os moradores de Salto e o Executivo Municipal. Nos cinco primeiros meses foram registrados 245 casos da doença. Na época, a secretaria de Saúde estudou até uma forma de punição aos moradores que não colaborassem.

Agora, três meses depois, a situação é bem diferente. Salto conseguiu controlar o índice de infestação do mosquito da dengue. Atualmente não há registro de caso da doença na cidade.

Sem descanso

Para que os números continuem baixos, funcionários da saúde percorrem as ruas dos bairros e alertam a população. Não há descanso contra a doença.

A secretaria de Saúde fez uma parceria com a defesa civil da cidade. Os agentes também percorrem o município para ajudar no combate aos focos. A parceria não é comum em outras cidades.

Os materiais recicláveis que são encontrados durante a fiscalização, como plásticos e garrafas de vidros, que podem abrigar o mosquito transmissor, são levados para a Cooperativa de Reciclagem Boa Esperança (Corbes). As sobras de construção civil que também podem servir às larvas do mosquito são entregues à Pastoral da Moradia, para serem distribuídas às pessoas que necessitem do material.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208594/visualizar/