Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 03 de Setembro de 2007 às 23:59

    Imprimir


Teerã - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ofereceu hoje os conhecimentos do Irã em tecnologia nuclear aos membros do Movimento dos Países Não-Alinhados (Noal), ao mesmo tempo em que criticou duramente a política dos Estados Unidos com relação a seu país. Em um discurso durante reunião ministerial do Noal, inaugurada hoje em Teerã, ele pediu aos países em desenvolvimento que resistam às tentativas de "algumas potências arrogantes de impor sua hegemonia por meio da globalização".

Ele também descartou a possibilidade de um ataque dos EUA, dizendo que o poder americano no Iraque e na região está decaindo. Ahmadinejad disse que, com base em seus cálculos de engenheiro e em sua crença em Deus, está convencido de que o Irã não será atacado pelas potências ocidentais, que tentam pôr fim a seu programa nuclear.

As declarações de Ahmadinejad foram feitas um dia após ele anunciar que o Irã já tem 3 mil centrífugas, alcançando seu objetivo de enriquecer urânio em escala industrial. O anúncio, no entanto, contrasta com o relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), segundo o qual o Irã teria cerca de 2 mil centrífugas. A agência da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o Irã havia reduzido o ritmo de enriquecimento e estava cooperando com os inspetores internacionais. Em abril, o Irã anunciou que já estava enriquecendo urânio em escala industrial, mas a AIEA disse, na ocasião, que Teerã tinha apenas 328 centrífugas.





Fonte: AE-AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208599/visualizar/