Garantia-Safra 2012/2013 recebeu adesão de quase um milhão de famílias
O Garantia-Safra 2012/2013 - ação que ‘atua’ como abono de renda para famílias agricultoras com renda de até 1,5 salário mínimo, recebeu a adesão de 971.117 agricultores familiares de 1.113 cidades. O produto do governo federal só é acessado em caso de secas ou enchentes que causem a perda de, pelo menos, 50% da produção do município, como informado em comunicado emitido pela assessoria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Avaliação da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento (SAF/MDA) aponta para uma mudança significativa na adesão. “Na safra passada (2011/2012), foram 771.343 agricultores familiares aderidos, de 1.035 municípios. Os números apontam aumento de 199.774 agricultores e de 78 municípios”, destaca a coordenadora do programa, Dione Freitas.
Freitas comenta que o Garantia-Safra se consolidou como um seguro para agricultores que não fazem custeio agrícola, principalmente os que vivem no Nordeste e semiárido brasileiro.
“Começaremos um trabalho de mobilização para fazer o Programa chegar aos agricultores com renda de até um salário mínimo e que têm perdas sistemáticas de produção em função da seca ou do excesso de chuva de qualquer lugar do Brasil”, completa Dione Freitas.
Informações
Participam aqueles que têm a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e plantam entre 0,6 e cinco hectares de arroz, feijão, milho, algodão e/ou mandioca, em área não irrigada.
O janela para adesão ao Garantia-Safra 2012/2013 fechou no dia 30 de abril, quando os agricultores pagaram o boleto individual de aporte do agricultor ao Fundo Garantia-Safra. O Fundo é formado por recursos da União, dos estados, dos municípios e dos agricultores.
Comentários