Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 02 de Setembro de 2007 às 10:43

    Imprimir


TEERÃ, 2 Set 2007 (AFP) - O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, afirmou neste domingo que o Irã entrou em uma nova etapa de seu programa nuclear ao manter em funcionamento mais de 3.000 centrífugas de enriquecimento de urânio, segundo a televisão estatal.

A República Islâmica "pôs em operação mais de 3.000 centrífugas, e instala a cada semana uma nova série" de 164 unidades, disse o presidente.

A afirmação vai de encontro aos dados da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que em seu último relatório indicou que apenas 1.968 centrífugas estavam em operação e que outras 656 estavam em diversas etapas de instalação e teste.

Ahmadinejad mencionou a possibilidade de uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU contendo sanções contra o Irã ao afirmar que "após cada resolução a nação iraniana conseguiu dar um novo passo em direção ao desenvolvimento nuclear".

O Conselho exigiu que o Irã suspendesse seu enriquecimento de urânio em três resoluções, as duas últimas com sanções.

O número de 3.000 centrífugas é considerado simbólico. Se funcionarem à plena capacidade, levarão em menos de um ano a uma produção de urânio altamente enriquecido suficiente para fabricar uma bomba atômica.

Diplomatas ocidentais em Viena, sede da AIEA, já previam que o Irã alcançaria o número de 3.000 centrífugas no mais tardar até o final de julho.

Mas em seu relatório de 30 de agosto a AIEA ressaltou que o Irã ainda não havia alcançado este nível, e que suas atividades de enriquecimento eram "bastante inferiores" às capacidades teóricas de sua instalação em Natanz.

Estados Unidos, França e Grã-Bretanha indicaram que tentavam obter rapidamente uma nova resolução do Conselho de Segurança contra o Irã caso este país se negue a suspender seu enriquecimento de urânio.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208766/visualizar/