Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 01 de Setembro de 2007 às 23:59

    Imprimir


Atenas - O presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso, sobrevoou de helicóptero hoje a região do sul da Grécia afetada por um incêndio que destruiu 190 mil hectares de florestas e plantações e deixou pelo menos 64 mortos. Ele prometeu ajuda do Fundo de Solidariedade da União Européia.

"Estamos com vocês e vamos continuar. Faremos tudo o que pudermos para apoiar a Grécia", disse Barroso após sobrevoar a área devastada do Peloponeso junto com o primeiro-ministro grego, Costas Karamanlis. "O problema grego é um problema europeu. Agora, precisamos reconstruir o que foi destruído. Esta foi uma situação excepcional, considerando o número e a intensidade dos incêndios", acrescentou.

Ontem, a União Européia anunciou que a Grécia provavelmente receberá 200 mil euros (US$ 237 milhões) em ajuda emergencial, podendo receber mais 400 milhões de euros depois de sair a estimativa oficial de danos causados pelo incêndio.

Embora os principais pontos atingidos tenham sido controlados na última quarta-feira, depois de devastarem a região por mais de uma semana, o calor forte de hoje poderia reativar alguns focos, disse o chefe do Serviço de Bombeiros, Nikos Diamantidis. "Este é um dia particularmente perigoso, com a perspectiva de ventos mais fortes. Isso, combinado com as altas temperaturas, exige um esforço concentrado por parte do Serviço", afirmou Diamantidis.

Ontem, o foco principal das chamas estava no monte Parnom, no sul do Peloponeso, onde duas aldeias foram evacuadas e 23 bombeiros e residentes foram removidos de helicóptero. "Eles estavam presos em uma área perigosa e suas vidas estavam em perigo. Todos foram transferidos em segurança para um estádio desportivo", disse o chefe dos bombeiros.





Fonte: AE-AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208777/visualizar/