Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 07 de Maio de 2013 às 17:06

    Imprimir


Local das futuras instalações: Ponto de partida da “Ecovia” do rio Paraguai
Local das futuras instalações: Ponto de partida da “Ecovia” do rio Paraguai
Implantação de uma Estação de Transbordo de Cargas (ETC), pavimentação do acesso rodoviário e viabilização de uma hidrovia para escoamento da produção. Esta é a bandeira levantada pelas lideranças do setor produtivo regional.

 
 
 
A expedição a Santo Antônio das Lendas foi uma iniciativa do Núcleo de Tangará da Serra da Aprosoja e reuniu dezenas de produtores rurais, autoridades, jornalistas, técnicos e profissionais do setor agropecuário. O deslocamento a Cáceres iniciou na tarde de quinta-feira (02.05) com uma dezena de caminhonetes, na Avenida Lions Internacional, em Tangará da Serra, sob liderança do coordenador do núcleo local da Aprosoja, Vanderlei Reck Júnior. O percurso de 230 quilômetros - via município de Porto Estrela, pela não pavimentada MT-343 - foi vencido em cerca de quatro horas.

 
 
 
No dia seguinte, sábado, o comboio – então já com 49 caminhonetes – seguiu por um trecho ainda não pavimentado da BR-174, em condições precárias de trafegabilidade. O trecho foi criado em 2011 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na gestão do mato-grossense Luiz Antônio Pagot, como extensão da rodovia que segue até Rondônia.

 
 
 
O objetivo foi chegar ao ponto exato onde se pretende construir a Estação de Transbordo de Cargas de Santo Antônio das Lendas, às margens do Rio Paraguai, distante 80 quilômetros do perímetro urbano de Cáceres, onde a navegação é mais favorecida em função das melhores condições de navegabilidade e menor grau de sinuosidade. No local, a comitiva encontrou autoridades políticas e possíveis investidores do complexo.

 
 
 
Sob um sol escaldante, o grupo – que já somava cerca de 200 pessoas – se reuniu na sede da fazenda que leva o nome da futura ETC. Parte seguiu por terra enquanto outros aguardavam o momento de embarcar num dos três pequenos barcos disponibilizados pela organização.

 
 
 
A paisagem deslumbrante oferecida pelo Rio Paraguai e pela região pantaneira compensou o calor severo que fazia na manhã de sábado.

 
 
 
O reconhecimento do local onde se pretende instalar a ETC de Santo Antônio das Lendas mostrou aos produtores rurais um atalho para o escoamento da produção a custos bem inferiores e conseqüente aumento da competitividade. Também serviu para unir ainda mais a classe produtora em torno de um objetivo comum, que é, através do Movimento Pró-Logística, reverter o apagão logístico vivenciado em Mato Grosso e em todo o país.

 
 
 
Depois da visita a Santo Antônio das Lendas, a expedição foi recepcionada pelo Sindicato Rural de Cáceres no parque de exposições da cidade, sob comando do presidente da entidade, Márcio Lacerda, e pelo prefeito Francis Maris.

 
 
 
À tarde, a comitiva seguiu para os municípios de Mirassol D’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Araputanga e Reserva do Cabaçal. No dia seguinte, o trajeto incluiu as cidades de Rio Branco e Salto do Céu, sendo finalizado com almoço no Sindicato Rural de Tangará da Serra.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20880/visualizar/