Escritor argentino participa de Congresso Brasileiro em Cuiabá
O 'XII Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol', realizado pela primeira vez na região centro-oeste, encerra neste sábado (1º). Jornalista, escritor consagrado e traduzido para mais de vinte línguas, o argentino Mempo Giardinelli, participou nesta sexta-feira do congresso, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Giardinelli apresentou a conferência 'El español como lengua emergente y la memoria en la literatura iberoamericana' (O Espanhol como Língua Emergente e a Memória da Literatura Ibero-americana), para cerca de 200 congressistas.
Professor há mais de 20 anos na Universidade de Virgínia (EUA), e doutor pela Universidade de Poitiers, na França, o escritor destaca que o idioma é a representação do modo de vida da população e, principalmente, da sua qualidade de vida. “O vocabulário depende da condição sócio-econômica do cidadão. Quanto mais instrução ele tiver, maior quantidade de palavras será utilizada”.
Segundo ele, o idioma não é somente um meio de comunicação, mas um elemento essencial de cultura e de trabalho. “Uma sociedade que não cuida de seus leitores, que não cuida de seus livros e seus meios, que não guarda sua memória impressa e não impulsiona o desenvolvimento do pensamento, é uma sociedade culturalmente suicida“, disse ele, que é conhecido pelos brasileiros pela autoria da minissérie Luna Caliente , levada às telas em 1999.
Para os participantes do congresso, a participação de profissionais renomados garante a qualidade do evento. “É a oportunidade que temos para ter contato com pessoas que só conhecíamos por nome”, destaca a estudante e professora do ensino fundamental de Porto Velho, Ednéia Maria Damasceno. Além dela, mais seis profissionais da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) participam do evento.
Comentários