Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 31 de Agosto de 2007 às 21:53

    Imprimir


SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa Holding, controladora da maior bolsa de valores da América Latina, registrou pedido para vender ações em uma oferta pública inicial. A operação deve ser concluída no final de outubro.

O prospecto preliminar --disponibilizado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta sexta-feira-- é para uma oferta secundária de ações ordinárias, o que significa que o dinheiro ficará integralmente com os atuais acionistas.

A Bovespa Holding contratou o banco Credit Suisse para ser coordenador líder da oferta. O prospecto ainda não contém todos os detalhes da operação, mas o documento indica que a empresa publicará aviso ao mercado com mais informações em 5 de outubro.

O início do período de reserva das ações é 8 de outubro e a fixação do preço está prevista para 24 de outubro. Na terça-feira, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) aprovou em assembléia sua desmutualização e a criação de uma sociedade por ações (SA). A reestruturação societária resultou na criação da Bovespa Holding, que tem como subsidiárias integrais a Bolsa de Valores de São Paulo e também a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

O capital social da Bovespa Holding é de 1,45 bilhão de reais, dividido em 705.275.264 ações ordinárias. Os dois maiores acionistas são Itaú e Santander Banespa, com cerca de 5,5 por cento de participação na empresa cada.

FORTE CRESCIMENTO

No primeiro semestre deste ano, o lucro da Bovespa Holding ficou em 243,8 milhões de reais, resultado 71,4 por cento maior que no mesmo período de 2006. No ano passado, a empresa teve lucro líquido de 274 milhões de reais, segundo o prospecto preliminar.

"O crescimento de nossos resultados é consequência direta do aumento do volume financeiro negociado em nossos mercados, uma vez que nossa principal fonte de receita advém dos emolumentos que cobramos", afirmou a Bovespa Holding no documento.

Desde 2004, 72 novas empresas estrearam na Bovespa, emitindo um total de 44,3 bilhões de reais. Segundo dados de Federação Mundial de Bolsas de Valores, a bolsa paulista foi a oitava que mais captou recursos através de ofertas de ações em 2007, à frente até da norte-americana Nasdaq.

O volume financeiro médio diário negociado na Bovespa subiu de 558 milhões de reais em 2002 para 4,3 bilhões de reais em 2007. O valor de mercado das empresas negociadas na bolsa supera os 2 trilhões de reais.

O balanço do encerramento de 2006 da Bovespa, quando ainda era uma sociedade sem fins lucrativos, apontava 758 títulos patrimoniais em circulação e cinco em tesouraria. Em um leilão no fim de maio, sete títulos foram vendidos com ágio de 20 por cento sobre o preço mínimo, a 7,640 milhões de reais cada.

As ações da Bovespa Holding serão negociadas com o código "BOVH3" no Novo Mercado, ambiente da bolsa paulista que exige mais governança corporativa e transparência.

A oferta de ações da Bovespa Holding deve acontecer no mesmo momento da oferta da bolsa mexicana, também prevista para outubro. Grandes bolsas dos Estados Unidos e da Europa listaram ações nos últimos anos, em uma indústria cada vez mais competitiva.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/208907/visualizar/