CEFET Campo Novo será inaugurado já em 2008
Serão 150 novas unidades até 2010, contemplando todos os estados e o Distrito Federal. Para atingir essa meta – considerada ousada por alguns especialistas – o governo investirá mais de R$ 750 milhões na construção de novos prédios e ainda cerca R$ 500 milhões, por ano, para custeio e salário de professores e funcionários.
O Cefet Campo Novo funcionará no prédio da atual Escola Agrotécnica Municipal Dorvalino Minozzo. Toda a estrutura física e equipamentos da escola já foram doados à instituição. A previsão inicial é de que a unidade contará com 100 profissionais, sendo 40 professores e 60 servidores técnicos e de serviços gerais, para atendimento mínimo de 1.200 alunos. Todas as vagas serão preenchidas através de concurso elaborado pelo MEC, previsto para o início de 2008.
Cursos – A partir da semana que vem o diretor do Cefet São Vicente, Ademir Conte, virá ao município, acompanhado de uma equipe técnica, para iniciar o processo de debate com a comunidade para a definição das áreas nas quais serão oferecidos os cursos. Além de Campo Novo essa unidade beneficiará diversos municípios da região, entre eles Tangará da Serra, Sapezal, Brasnorte, São José do Rio Claro e Nova Maringá.
Durante o anúncio das localidades contempladas, o ministro da Educação, Fernando Hadad, lembrou da importância dessas escolas para o desenvolvimento e o crescimento das regiões beneficiadas. “A participação da comunidade na definição dos cursos é oportuna porque ela vai indicar para os futuros institutos federais quais as áreas de maior sinergia com o desenvolvimento local”, afirmou.
Já o prefeito Sergio Stefanelo elogiou a metodologia adotada pelo governo federal na escolha dos municípios que receberão a escola técnica. “Em uma iniciativa muito louvável o governo adotou um critério estritamente técnico, o da localização geográfica, para escolha das cidades. Não houve influência política, até porque estes municípios não têm representatividade”, afirmou.
Mato Grosso teve seis cidades escolhidas: Confresa e Juína, na região norte; Barra do Garças e Campo Novo do Parecis, na região leste-oeste; Rondonópolis e Pontes e Lacerda, na região sul. A implantação dessas unidades obedecerá a seguinte ordem: Campo Novo, Juína e Pontes e Lacerda entrarão em funcionamento já em 2008. Barra do Garças e Confresa serão inauguradas em 2009 e Rondonópolis em 2010.
Comentários