Família brasileira tem menos de dois filhos, aponta IBGE
Dados divulgados pelo IBGE mostram que as famílias brasileiras têm, em média, menos de dois filhos. Os dados integram os primeiros resultados da Contagem da População 2007 e apontam que o número de moradores por residência caiu de 3,92 em 2000 para 3,53 em 2007.
Segundo o coordenador da pesquisa, Luis Antonio Pinto de Oliveira, os dados refletem, além da queda na taxa de fecundidade, o aumento de pessoas que moram sozinhas e o grande número de casais idosos, cujos filhos já saíram de casa.
Oliveira afirma que a taxa de fecundidade na área rural teve uma queda acentuada. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a região Norte é a que possui índice de fecundidade mais elevado. Já o Rio e o Rio Grande do Sul têm a população mais envelhecida.
"Temos informações que confirmam o processo de envelhecimento da população com redução do número de nascimentos e aumento da expectativa de vida do brasileiro", disse o presidente do IBGE, Eduardo Nunes.
O instituto já recenseou mais de 105 milhões de pessoas e cerca de 34 milhões de domicílios em todo o Brasil.
Os dados da contagem da população são preliminares. Segundo o instituto, foram coletados em 5.414 municípios com até 170 mil habitantes e em outros 21 municípios situados em 14 Estados onde, além da capital, um ou dois excedem esse teto de população. Para os 129 municípios restantes, incluindo o Distrito Federal, onde não houve contagem, repetiu-se preliminarmente a estimativa da população de 2006, afirma o IBGE.
O resultado final --com informações de todos os municípios do país-- será divulgado no dia 24 de setembro.
Comentários