Literamérica passa a ser bienal
O Governo do Estado, em acordo com a Associação dos Amigos do Livro de Mato Grosso (AlimeMTo), entidade que reúne toda a cadeia produtiva do livro mato-grossense, entre escritores, editoras, gráficas e livrarias, decidiu transformar a Literamérica – Feira Sul-Americana do Livro – num evento bienal. A 3ª edição da feira foi transferida para o primeiro semestre de 2008.
Em apenas dois anos, ficou claro que Cuiabá comporta uma feira literária do porte da Literamérica, porém os custos são altos. Para tornar o evento ainda mais atrativo, os organizadores optaram pela realização do evento a cada dois anos. "Com certeza a feira será muito maior e terá a participação de mais expositores", afirmou o secretário de Cultura do Estado, João Carlos Vicente Ferreira. Ele diz ainda que a feira fortalece e insere cada vez mais o Estado no contexto da literatura nacional.
A primeira edição da Literamérica aconteceu entre 20 e 25 de setembro de 2005. A feira, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a AlimeMTo, reuniu no Centro de Eventos do Pantanal escritores, editores, livreiros e produtores culturais de vários estados brasileiros e até do exterior. Em 2006, o evento aconteceu nos dias 16 e 24 de setembro. Segundo uma pesquisa popular feita no ano passado, a feira foi considerada como o principal evento cultural de Mato Grosso. A Literamérica também é lembrada por escritores de renome nacional como um dos grandes acontecimentos literários do Brasil.
Durante as duas edições do evento os visitantes participaram de oficinas, palestras, seminários, cursos, mesas-redondas, além de assistirem apresentações artísticas. Cerca de 80 mil estudantes da rede pública e particular passaram pelo Centro de Eventos do Pantanal. No ano passado, os alunos participaram do concurso "Eu leio, eu Escrevo" e os melhores textos foram publicados na revista do concurso literário.
O público, que foi até ao local, pôde apreciar a culinária regional e os pratos típicos dos países participantes da feira. Em 2005, 13 países da América Latina e da Europa marcaram presença no evento. Já no passado, 16 países participaram da feira literária. Embaixadores dos países convidados também estiveram presentes nas duas edições. Ainda durante a Literamérica foi promovido o Encontro da Diversidade.
Os números mostram que a Literamérica está consolidada, pois tem gerado integração internacional, fomentado toda a cadeia do livro e beneficiado o setor cultural, educacional e turístico. Durante a feira de 2006, mais de 180 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos do Pantanal. A feira envolveu cerca de 10 mil pessoas direta e indiretamente. Foram lançados 320 livros e publicações e mais de 500 escritores marcaram presença no evento.
Comentários