Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 30 de Agosto de 2007 às 22:48

    Imprimir


TEERÃ (Reuters) - O presidente norte-americano, George W. Bush, fez comentários "irados" sobre o Irã para justificar a manutenção de tropas no Iraque e desviar a atenção sobre a impopularidade de sua administração, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, nesta quinta-feira.

Mottaki fez os comentários à TV estatal iraniana após Bush, nesta semana, ter acusado o Irã de fomentar a instabilidade no Oriente Médio e colocar a região "sob a sombra de um holocausto nuclear" com seu programa atômico.

Washington acusa Teerã de apoiar militantes iraquianos para desestabilizar o Iraque e de tentar construir armas nucleares sob o disfarce de um programa de energia. O Irã nega as acusações.

"Todos esses (comentários) são para tentar preparar o terreno para mostrar que 'nós (os EUA) não devemos sair do Iraque, e temos que ficar lá'. Isso mostra que suas políticas estão baseadas em informações erradas e relatórios errados", disse Mottaki.

O Irã culpa a contínua presença dos EUA pela violência no Iraque e pede a retirada de suas tropas do país. Teerã também insiste que seu programa nuclear almeja tecnologia para geração de energia, sem fins bélicos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209103/visualizar/