Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 30 de Agosto de 2007 às 17:04

    Imprimir


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convoca por meio de Edital nesta sexta-feira, mais de 6.076 aposentados e pensionistas em todo o Brasil. Em Mato Grosso estão sendo notificados por edital e carta cerca de 22 pessoas que ainda não fizeram o Censo. Ainda estão sendo convocados,mais de 57 beneficiários,que responderam ao Censo mas ficaram devendo algum documento.

As pessoas que ainda não fizeramo Censo,tem um prazo de 30 diaspara levar os documentos necessários à agência bancária que paga o benefício. Caso a pessoanão disponha dos documentos necessários, deve apresentar defesa escrita na Agência da Previdência Social que mantém o benefício,tambémnoprazo de 30 dias. Se o segurado não procurar o bancoou não fizer a defesa escrita,o benefício será suspenso por 90 dias, e depois encerrado.

Os documentos abrigatórios são o CPF e um documento de identidade do titular do benefício com foto. Em caráter complementar,o segurado pode levar comprovante de residência, número de identificação do trabalhador (Nit) e título de eleitor.

Os beneficiários do INSS que responderam ao Censo mas ficaram devendo algum documento ou informação, devem procurar o banco no qual fizeram a atualização cadastral, no prazo de 30 dias. Caso não se apresentem, terão o benefício suspenso por 90 dias. Depois desse prazo o benefício será cessado. Balanço.

O Ministério da Previdência Social já recenseou, desde novembro de 2005, um total de 16.620.982 segurados dos 17.198.420 previstos pelo Censo Previdenciário em todo o País. O total de benefícios cancelados direta ou indiretamente pelo Censo é de 518.371 benefícios, destes 81.301 benefícios foram cancelados porque os segurados não compareceram a agência bancária para responder o censo e 437.070 por motivos diversos, como morte de segurados e maioridade dos dependentes. A economia anual para os cofres do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já soma um total de R$ 455.665.073,89.

Faltam se recadastrar 59.067 segurados. Cerca de 34.816 são de casos excepcionais que serão recenseados de forma diferenciada, como, por exemplo, benefícios pagos por meio de acordo internacional e pensões alimentícias. O restante está suspenso temporariamente porque os segurados ainda estão dentro do prazo de recadastramento nas agências bancárias onde recebem os benefícios ou nas Agências da Previdência Social, caso o prazo de comparecimento ao banco tenha se esgotado.

O prazo para o segurado se recensear espontaneamente nas agências bancárias é de dois meses. Quando isso não ocorre, o segurado é comunicado por cartas e editais que o benefício será suspenso a partir do mês seguinte e que ele só voltará a receber o pagamento se fizer o censo. Do total recenseado, 87% dos segurados atenderam as convocações e se recensearam dentro do prazo previsto. Outros 13% somente realizaram o Censo quando tiveram seu pagamento suspenso/cessado e precisaram ser cientificados de tal fato via carta ou edital.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209150/visualizar/