Produção nacional de cana-de-açúcar deve crescer 15,2% neste ano
O Brasil deve colher 547 milhões de toneladas de cana-de-açúcar até março de 2008, o que equivale a um aumento de 15,2% em relação à safra anterior, conforme anunciou hoje (30) o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi.
Com base no segundo levantamento de campo, realizado por técnicos da Conab em usinas e entidades de classe, entre os dias 6 e 17 deste mês, ele afirmou que 473 milhões de toneladas (86,47% do total) serão destinadas à produção de açúcar e álcool. O restante será aproveitado na fabricação de cachaça, rapadura, alimentação animal e sementes.
De acordo com Wagner Rossi, é intenção dos usineiros manter os mesmos níveis da produção de açúcar, em torno de 30 milhões de toneladas, ou até diminuir um pouco, em torno de 0,6%, por causa da "baixa remuneração do produto no mercado", com queda de preços de quase 40% no último ano.
Ele disse que, em contrapartida, a produção de álcool deve crescer de 17,471 bilhões de litros, na safra passada, para 21,298 bilhões de litros. Uma evolução de 21,9%, "motivada principalmente pela grande demanda por álcool nos mercados interno e externo".
O levantamento, feito em 346 usinas e destilarias, além de 60 entidades de classe do setor sucroalcooleiro, constatou que a área cultivada com cana-de-açúcar cresceu 12,3%, passando de 6,2 milhões de hectares, na última safra, para 6,9 milhões de hectares na atual.
Houve expansão em todas as regiões, mas o crescimento foi mais forte nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná, nos quais se concentra 82,27% da produção de cana-de-açúcar do país.
Comentários