Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Agosto de 2007 às 13:02

    Imprimir


Mais um encontro entre a sociedade e o Tribunal de Contas de Mato Grosso está marcado. O município de Cáceres vai sediar, nesta quarta-feira (29.08), a partir das 18h30, no Centro de Eventos La Barca, a 5ª edição do projeto “Consciência Cidadã”, que está vinculado ao programa “Conhecendo o Tribunal de Contas”. Com a finalidade de fortalecer o controle social, o TCE tomou a iniciativa de se encontrar com a sociedade e mostrar que tanto o órgão como a população deve ser responsável pela melhoria das políticas públicas.

A programação do encontro conta com apresentação de vídeos institucionais do Tribunal de Contas, palestras e debates. O supervisor do projeto, conselheiro Antonio Joaquim, vai falar sobre o exercício da cidadania. Já a secretária de Articulação do TCE, Cassyra Vuolo, irá mostrar os canais de comunicação disponíveis pelo Tribunal.

Para Cassyra, uma das formas de praticar a cidadania é exercer efetivamente o controle social em todos os elos que constituem a esfera pública e a melhor forma de fazer isso é buscar a co-responsabilidade da sociedade na fiscalização dos recursos públicos. Neste contexto, segundo ela, o Tribunal mantém vários canais abertos com a população. São ferramentas tecnológicas e simples, onde todo cidadão pode acompanhar a prestação de contas do gestor, como também auxiliar o Tribunal por meio de denúncia sobre malversação do erário.

Mas, como vem acontecendo em todas as edições do programa, a tônica do evento será mesmo o debate entre o público e os conselheiros da Corte de Contas. A nova postura do TCE estimula a população a questionar o papel do Tribunal e dos poderes constituídos nas esferas municipal, estadual e federal. “O novo TCE está investindo no aprimoramento dos seus serviços e focando suas ações no aperfeiçoamento do controle externo, bem como estimulando o controle interno por parte dos gestores e o controle social, que deve ser exercido pela sociedade”, disse o presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli.

A expectativa do TCE é reunir mais de 300 pessoas, entre elas representantes da classe empresarial, sociedade civil organizada, organizações filantrópicas, públicas e privadas, como também de todos os poderes constituídos em Cáceres e região.





Fonte: Assessoria/TCE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209302/visualizar/