Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Agosto de 2007 às 10:55

    Imprimir


Dos 32 frigoríficos instalados em Mato Grosso, apenas 27 exportam a carne.Nova greve dos fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) preocupa o setor do agronegócio. O segmento pode ter prejuízos tanto financeiros quanto de imagem.

Segundo a Associação dos Fiscais Agropecuários, o movimento não conseguiu avanços na negoçiação com o Governo. A categoria reinvidica a aprovação de um projeto de lei, que atenda as principais solicitações. Entre eles, o reajuste de 45% concedido em etapas até o ano de 2010. Com isso, incluiria o aumento do salário base e gratificações. Por enquanto os servidores afirmam que a paralisação respeita os limites de uma liminar.

De acordo com o representante dos fiscais federais, Joaquim Botaro, a orientação da Comissão Nacional é que seja mantido 60% das atividades essenciais,como frigoríficos, sendo as outras atividades com funcionamento de 30%.

O movimento grevista tenta impedir a liminar. Eles querem manter apenas 30% da categoria em atividade. Na paralisação anterior, os frigoríficos reduziram o abate em 20%. Mais de duas mil toneladas de carne para exportação ficaram retidas.

Os fiscais são responsáveis pela certificação do produto. Dos 32 frigoríficos instalados em Mato Grosso, apenas 27 exportam a carne. " Os frigoríficos possuem custo operacional muito alto. Cada dia em que a carne deixa de ser abatida, fica mais alto", afrmou o presidente do Sindicato dos Frigoríficos do Estado (Sindifrigo), Luis Freitas.

O consultor da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luiz Carlos Meister, disse que a paralisação traz um impacto negativo para todo o agronegócio.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209313/visualizar/