Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 28 de Agosto de 2007 às 18:45

    Imprimir


Novos focos de incêndio se iniciaram nesta terça-feira (28) na Grécia, nas proximidades de Atenas e no Peloponeso, e outros se reavivaram, favorecidos pela força do vento, dificultando o trabalho dos bombeiros.

Os incêndios, registrados desde a última sexta-feira, já causaram a morte de pelo menos 64 pessoas em todo o país.

Na cidade de Matesi, no Peloponeso, o fogo ganhou força, e isolou os habitantes. "Tenho um filho, que está lutando contra as chamas. O fogo chega do sul", declarou um habitante local a uma rede de televisão.

Já Costas Pampousis, de 72 anos, disse que "a metade do povoado foi queimada". "De um formoso povoado, passou a ser um formoso cemitério", lamentou.

Costas Dalichikas, líder municipal em Matesi, denunciou a existência de apenas dois veículos dos bombeiros para conter as chamas.

Nos povoados de Agnanda e Anzona, atingidos pelo fogo nos dias anteriores, os habitantes se queixam de não ter "água potável nem comida", e pedem ajuda às autoridades.

"O cenário é lamentável. Há animais mortos jogados pelos campos. Temo que sejam uma fonte de infecção", disse um repórter do canal de televisão grego "Antena 1".

Além disso, no povoado de Prasidaki, também no Peloponeso, um incêndio que parecia contido voltou a ganhar força. "O fogo se encontra a dois quilômetros das casas", disse um morador.

Os bombeiros não puderam ainda controlar um novo incêndio no monte Gramatiko, ao leste de Atenas, onde há povoados que ainda não foram evacuados.

Apenas quatro aviões cisterna conseguem combater as chamas, pois a maior parte dos focos são de difícil acesso para as aeronaves.

Terremoto

Um terremoto de 5 graus na escala Richter foi sentido nesta terça-feira (28) na península grega de Elide (oeste do Peloponeso), sem que danos materiais tenham sido registrados, anunciou o Instituto Geodinâmico do Observatório de Atenas.

Classificado de "forte" pelo Observatório e sentido também em Pyrgos, capital da península, o tremor foi registrado às 12h05 locais (06h05 de Brasília) e teve como epicentro uma região situada 15 km a leste de Pyrgos.

O departamento de Elide é assolado pelos violentos incêndios que devastam a Grécia, principalmente a região do Peloponeso, desde sexta-feira.

Horas antes, outro terremoto de 4,4 graus na escala Richter foi registrado 45 km ao norte de Atenas, sem causar danos materiais, segundo o Observatório ateniense.

O tremor foi sentido em alguns bairros da capital grega às 07h35 locais (01h35 de Brasília) e teve como epicentro a cidade de Avlida.

A Grécia é o país da Europa mais exposto a terremotos, já neste país é registrada a metade dos tremores do continente.

Recompensa

O governo grego anunciou uma recompensa de até um milhão de euros (cerca de R$ 2,6 milhões) por toda informação que leve à prisão dos responsáveis pelos incêndios que arrasam o país e que provocaram a morte até agora de 63 pessoas.

Esta é a resposta do executivo grego diante da certeza de que os incidentes têm origem criminosa. "Que tantos incêndios tenham começado ao mesmo tempo em tantos lugares, não pode ser coisa do acaso", declarou neste sábado o primeiro-ministro, Costas Caramanlis, numa mensagem à nação.

Desde sexta-feira, a polícia prendeu dez suspeitos de terem provocado os incêndios.

As recompensas anunciadas vão desde 100.000 a um milhão de euros para quem revelar qualquer informação que permita a detenção dos piromaníacos.

O governo suspeita que por trás dos incêndios estejam os interesses imobiliários, mas advertiu que as zonas devastadas serão replantadas e nessas áreas não serão permitidas edificações. A construção civil é a segunda atividade econômica do país, atrás apenas do turismo.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209408/visualizar/