Repórter News - reporternews.com.br
Aeronáutica está com peças que podem ser manetes de avião da TAM
O coronel Wagner Cyrillo Júnior, que investiga os destroços do Airbus A320 da TAM, que explodiu em 17 de julho causando o maior acidente da aviação nacional, disse nesta segunda-feira (27) no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, que "existem partes encontradas que ainda precisam ser checadas para saber se são os manetes" da aeronave. Nesta tarde, a equipe do G1 foi autotizada a fotografar os destroços do A320 junto com integrantes da CPI da Câmara dos Deputados que investiga o desastre.
As imagens inéditas mostradas pelo G1 foram feitas no galpão 10 da TAM no Aeroporto de Congonhas, onde estão os destroços da aeronave. De acordo com o tenente-coronel Domingos Afonso Almeida, oficial de segurança de vôo que trabalha no local, os restos da cabine do avião estão separados em um canto do hangar. "É possível que encontremos aí alguma das peças dos manetes", disse ele.
O manete é uma peça fundamental para esclarecer as causas do acidente com o vôo da TAM porque, de acordo com informações da caixa-preta do avião, eles estariam em posição não-recomendada em pouso com reverso travado.
O hangar 10 da TAM estava lacrado e é freqüentemente monitorado pela Polícia Federal. Apenas oficiais do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) têm acesso ao local.
A partir desta terça-feira (28), funcionários da TAM vão ajudar a catalogar as peças e compará-las com os manuais do fabricante Airbus para fazer o inventário. Somente as peças de interesse para a investigação passarão por triagem.
A investigação prioriza os freios, o trem de pouso, os motores e as asas, para saber se os spoilers atuaram ou não, de acordo com o coronel Domingos. Ele disse que é impossível saber neste momento, a partir do material encontrado, se os manetes estavam ou não em posição errada durante a tentativa de pouso do vôo JJ 3054. "A gente está buscando as evidências", afirmou, e acrescentou: "acredito que dentro de duas semanas poderei responder a essa pergunta. Por enquanto estamos na fase de coleta".
As imagens inéditas mostradas pelo G1 foram feitas no galpão 10 da TAM no Aeroporto de Congonhas, onde estão os destroços da aeronave. De acordo com o tenente-coronel Domingos Afonso Almeida, oficial de segurança de vôo que trabalha no local, os restos da cabine do avião estão separados em um canto do hangar. "É possível que encontremos aí alguma das peças dos manetes", disse ele.
O manete é uma peça fundamental para esclarecer as causas do acidente com o vôo da TAM porque, de acordo com informações da caixa-preta do avião, eles estariam em posição não-recomendada em pouso com reverso travado.
O hangar 10 da TAM estava lacrado e é freqüentemente monitorado pela Polícia Federal. Apenas oficiais do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) têm acesso ao local.
A partir desta terça-feira (28), funcionários da TAM vão ajudar a catalogar as peças e compará-las com os manuais do fabricante Airbus para fazer o inventário. Somente as peças de interesse para a investigação passarão por triagem.
A investigação prioriza os freios, o trem de pouso, os motores e as asas, para saber se os spoilers atuaram ou não, de acordo com o coronel Domingos. Ele disse que é impossível saber neste momento, a partir do material encontrado, se os manetes estavam ou não em posição errada durante a tentativa de pouso do vôo JJ 3054. "A gente está buscando as evidências", afirmou, e acrescentou: "acredito que dentro de duas semanas poderei responder a essa pergunta. Por enquanto estamos na fase de coleta".
Fonte:
G1
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209554/visualizar/
Comentários