Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 27 de Agosto de 2007 às 12:25
Por: Shirley Roehrs/Soraia Ferreira

    Imprimir


O potencial da produção de carnes em Mato Grosso foi apresentado na manhã desta sexta-feira (24) ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, durante visita aos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. O ministro conheceu os motivos pelos quais grandes empresas nacionais do gênero alimentício estão se instalando no estado e gerando emprego e renda.

“O estado do Mato Grosso é o maior produtor de carnes e de soja do país. Tem uma grande extensão territorial e um potencial ainda maior de crescimento, principalmente por trabalhar com uma grande consciência ecológica em seu sistema de produção”, destacou o ministro.

A visita às duas cidades foram acompanhadas pelo deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT) – prefeito do município de Lucas do Rio Verde por dois mandatos -, pelo governador Blairo Maggi e autoridades locais, como os prefeitos Marino Franz (Lucas) e Adriano Pivetta (Nova Mutum).

Em Nova Mutum, município que assim como Lucas do Rio Verde cresce a mais de 10% ao ano, Stephanes ainda conheceu o frigorífico Excelência, do ramo de suínos. A busca de novos mercados para a carne suína produzida no estado, bem como a descompartimentalização da produção neste setor, foram os temas norteadores do encontro.

Na ocasião, o governador Blairo Maggi ressaltou que já existem investimentos na produção de aves, mas ainda falta para a suinocultura. “A indústria de suínos merece destaque e pode contar com o apoio do Estado”, afirmou ele.

Outro potencial da região apresentado ao ministro Stephanes, foi a verticalização da produção. Os animais abatidos no frigorífico Excelência são oriundos granjas locais, como a Ideal Porc, que aproveita o farelo do milho produzido na fazenda no tratamento suíno, de forma a obter uma produção sustentável.

Otaviano Pivetta destacou seu pioneirismo com suínos e a importância de se trabalhar com a agregação de valores na produção. “Nós fomos cobaias na época. Para montar uma indústria em Nova Mutum, não tinha mão-de-obra, era muito difícil. Hoje, nós chegamos aqui graças a um trabalho inicialmente ousado. Desenvolvemos uma produção que aproveita o grão de milho, evitando desperdícios e obtendo um valor agregado maior ao produto final”, afirmou.

Otaviano chamou a atenção para a importância de se abrir novos mercados, afirmando que as empresas mato-grossenses têm que levar seu produto para o Japão e para a Europa, abrindo o leque de exportações. Assim, foi apresentado ao ministro um projeto de valorização à produção de carne, de forma a instigar o governo federal a incentivar esta área e buscar novas portas para a exportação.

O deputado sugeriu que um novo encontro seja marcado para dar prosseguimento às discussões iniciadas hoje, o que já foi aprovado pelas autoridades presentes. Deste modo, a pecuária suína do estado começa a ganhar destaque em um cenário positivo e com grandes portas a serem abertas.

Em 2006, o frigorífico Excelência produziu 56.759,11 toneladas de carne suína, num faturamento de mais de R$ 120 milhões. São Paulo ficou com 29% de tudo que foi comercializado no Brasil. Do mercado nacional ainda fazem parte BA, MS, GO, DF, MG, RJ. Contudo, Mato Grosso consumiu apenas 6% da produção, o que demonstra uma potencial abertura do mercado interno.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209626/visualizar/