Festival de Pesca atrai público de todas as idades
Dona Geraldina, que afirmou nunca ter visto nada igual em seu estado, fez parte de um público variado que esteve durante quatro dias na área localizada às margens do rio Arinos, distante 16 quilômetros do centro da cidade. Muitos deles acomodados em barracas, famílias, jovens e adultos procuraram apenas se divertir.
Durante todo o festival não houve nenhum incidente, graças ao trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, Bombeiros Militar, Marinha do Brasil e secretaria de Saúde, que manteve ambulâncias no local. Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) trabalharam na educação ambiental. “Sem dúvida, esta foi uma das etapas que teve melhor organização”, destacou o coordenador de Desenvolvimento do Turismo, José Humberto Falcão, que representou o secretário de Desenvolvimento, Pedro Nadaf. Na abertura oficial, na sábado à noite, participaram ao lado do prefeito Massao Paulo Watanabe os deputados estaduais Mauro Savi e Alexandre César, respectivamente líder e vice-líder do governo Blairo Maggi na Assembléia Legislativa.
E o regulamento desta etapa (baseado no regulamento do festival) também trouxe novidades. Diferentemente do que acontece em outros municípios, os barcos não ficaram restritos a suas raias, previamente sorteadas. Após a largada, no espaço de uma hora, as equipes podiam se deslocar para qualquer ponto da área delimitada do rio utilizando o motor do barco. Após uma hora, o deslocamento era permitido, desde que fossem utilizados apenas os remos.
A equipe Zero 60, de Carlinda, que começou a etapa de São José do Rio Claro em segundo lugar na classificação geral do 4º Campeonato Estadual de Pesca, participou até agora de 12 etapas (incluindo São José do Rio Claro). Como não pontuou, permanece com 390 pontos. A equipe ficou em primeiro lugar em Barra do Bugres, terceiro em Lucas do Rio Verde, sétimo em Barão do Melgaço e quarto em Carlinda. As colocações nos campeonatos estaduais foram boas até agora. Em 2005, a Zero 60 ficou em segundo lugar no campeonato e, em 2006, em terceiro. Para este ano, a meta é participar de mais quatro etapas: Rosário Oeste (02.09), Paranaíta (09.09), Acorizal (16.09) e em Cáceres (23.09), etapa que encerra o campeonato.
“Somos testemunhas de que o turismo está crescendo em nosso Estado”, diz um dos três integrantes da equipe Ailson Evangelista. “Na nossa cidade, entusiasmados com nosso sucesso, temos amigos que já estão comprando barcos e motores para participar do campeonato”, completa Ailson, ao lado dos companheiros Aguinaldo de Souza, o Fião, e de Claudinho, um pescador profissional. Na etapa de Barra do Bugres, o primeiro lugar conquistado pela equipe redeu como prêmio um carro Fiat Uno, que foi vendido por R$ 19, 5 mil. “Este dinheiro está nos ajudando a bancar as despesas que chegam a setecentos reais por etapa”, revela Ailson Evangelista.
Comentários