Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 27 de Agosto de 2007 às 09:21
Por: Carlos Martins

    Imprimir


No VIII Festival de Pesca “O Matrinxã do Brasil”, realizado neste domingo (26.08) em São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte de Cuiabá), em conjunto com o 4º Campeonato Estadual de Pesca, quem se deu bem foram as equipes locais.

No VIII Festival de Pesca “O Matrinxã do Brasil”, realizado neste domingo (26.08) em São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte de Cuiabá), em conjunto com o 4º Campeonato Estadual de Pesca, quem se deu bem foram as equipes locais. Metade das dez primeiras colocadas incluiu em sua formação moradores da cidade. O primeiro lugar vem de uma família que mantém tradição de vencedores de competições de pesca. “A Grande Família”, formada por marido, esposa e um tio, pescou um único exemplar, mas que valeu 21 mil pontos. E o peixe fisgado das águas do Rio Arinos, por volta das 10h30, foi justamente aquele que empresta o nome ao festival: um matrinxã, com 60 centímetros.

Organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, o campeonato estadual, em parceria com os campeonatos locais programados pelas Prefeituras, vem fomentando o turismo interno, movimentando a economia em todas as regiões de Mato Grosso. São amantes da pesca esportiva – na qual o peixe fisgado é devolvido ao rio – que se deslocam todo fim de semana para uma das etapas do campeonato. Eles levam, ou atraem, uma multidão de pessoas. São familiares, amigos, jovens ou adultos que simplesmente querem se divertir ou passar momentos descontraídos. Foi o que se viu em São José do Rio Claro, na etapa que reuniu cerca de 10 mil pessoas, durante os quatro dias que durou o VIII Festival de Pesca “O Matrinxã do Brasil”.

Reunidos numa área de 25 hectares localizada a 16 quilômetros do centro da cidade, centenas de pessoas assistiram a largada às margens do rio Arinos das 47 embarcações que disputaram a etapa. Pela primeira vez, sinal de que o campeonato está se acirrando, as três equipes que ocupam as primeiras posições estavam entre os competidores que pontualmente, às 8h45 saíram em busca dos seus troféus.

Durante a competição que terminou às 16h, de barco a barco, pelas águas do Arinos, correu logo a notícia de que uma equipe havia fisgado um matrinxã de 60 centímetros. Como cada centímetro valia 350 pontos (espécie com maior pontuação) segundo o regulamento local, a equipe a “Grande Família” já largava com 21 mil pontos. E a brincadeira entre os competidores era a seguinte: não tem problema, é só pegar um matrinxã de 61 centímetros.

Ao final da competição, o casal Marcelo Martinez, a esposa Ângela (foi ela quem fisgou o matrinxã) e o tio Valter (já ganhou até carro em campeonato) ficaram aliviados. Ninguém conseguiu superar a marca. Quem ficou mais perto foi a equipe Surubi, de Diamantino, que tirou – e devolveu – às águas do Arinos um matrinxã de 56 centímetros.

Com a presença do prefeito Massao Paulo Watanabe, do coordenador de Desenvolvimento do Turismo José Humberto Falcão (representante do secretário de Desenvolvimento do Turismo Pedro Nadaf), secretários municipais, no final da tarde foram entregues os prêmios.

Para o primeiro colocado, além de um troféu da Sedtur, foram entregues um motor de popa de 15 HP e um barco de 6 metros; 2º colocado, um motor de popa de 15 HP; 3º, um barco de alumínio de 6 metros; 4º, um motor elétrico; 5º, um barraca para cinco pessoas e um kit de pesca; 6º uma barraca para quatro pessoas e um kit de pesca; 7º ao 10º, uma barraca para três pessoas e um kit de pesca.

A classificação foi a seguinte:

1º lugar - Equipe “A Grande Família”, de São José do Rio Claro – maior peixe (e único) um matrinxã com 60 centímetros – 21 mil pontos.

2º lugar – Equipe Curvina – São José do Rio Claro – maior peixe, um Piau com 33 cm – total 20.410 pontos.

3º lugar – Equipe Surubi – Diamantino – maior peixe, um matrinxã com 56 cm – total 19.600 pontos.

4º lugar – Equipe Pescadores Sim – Cuiabá – maior peixe, um matrinxã com 40 cm – total 18.710 pontos.

5º lugar – Equipe Velho Barreiro – São José do Rio Claro – maior peixe, um matrinxã com 42 cm – total 16.170 pontos.

6º lugar – Equipe Matrinxeiros do Arinos – São José do Rio Claro – maior peixe, um matrinxã com 26 cm – total 9.100 pontos.

7º lugar – Equipe Os Compadres – Nova Maringá, Sinop e São José do Rio Claro – maior peixe, um Jaú com 72 cm – total 5.760 pontos.

8º lugar – Equipe Nissei – Lucas do Rio Verde – maior peixe, Cachorra com 79 cm – total 4.470 pontos.

9º lugar – Equipe To de volta – São José do Rio Claro – maior peixe, um Trairão com 56 cm – total 4.020 pontos.

10º lugar – Carajás – Cáceres – maior peixe, Cachorra com 36 cm – total 3.930 pontos.

No total, as equipes participantes capturaram 39 peixes. O maior foi da espécie 'Cachorra', com 79 centímetros. Para o campeonato estadual o primeiro colocado ganha 100 pontos. As demais colocações, até o décimo lugar, vai diminuindo 10 pontos. Com isso, a equipe Carajás, um dos três primeiros, ao conquistar o 10º lugar na etapa ganhou mais dez pontos no campeonato e continua na liderança, subindo de 590 para 600 pontos (13 etapas disputadas). Como não pontuaram na etapa, permanecem em segundo lugar a equipe Zero 60 (Carlinda), com 390 pontos (12 etapas disputadas) e em terceiro a equipe RR Torno e Solda (Porto Esperidião), também com 390 pontos, mas que tem uma etapa a menos (agora 11 etapas disputadas).





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209653/visualizar/