Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 27 de Agosto de 2007 às 07:44

    Imprimir


Depois de avaliar a apresentação de 13 cidades candidatas à sede da provável Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a comitiva da Fifa inicia nesta segunda-feira, em Brasília, o período de inspeção in loco. Além da capital federal serão visitadas nos próximos dias as cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Será uma semana norteada por encontros políticos e análises veladas da entidade.

No Brasil desde a última quinta-feira, os cinco inspetores da Fifa ainda não falaram a respeito da Copa do Mundo no país. O máximo que aconteceu foi o chefe do grupo, Hugo Salcedo, dizer durante visita informal ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no último domingo, que as apresentações foram muito boas. Somente no dia 1º de setembro, após todas as visitas, é que eles darão entrevista coletiva.

O fato é que no discurso de cada um dos representantes das cidades que se apresentaram à Fifa num hotel do Rio de Janeiro deu para perceber quais são as prioridades da entidade máxima do futebol e o que é irrelevante na decisão deles. Embora a confiança dos brasileiros envolvidos nesse projeto seja grande, para se enquadrar nos padrões da competição o Brasil terá muito trabalho.

Um dos pontos mais abordados pelos inspetores, segundo as pessoas que assistiram às apresentações, foi com relação à capacidade hoteleira das possíveis sedes. De acordo com o caderno de encargos, a Fifa exige, no mínimo, 18 mil leitos. Estacionamento para 10 mil carros também é uma prioridade, assim como transporte facilitado, segurança eficiente, entre outras coisas.

No primeiro dia de apresentações, que aconteceu na sexta-feira, cinco cidades nordestinas mostraram aos inspetores suas intenções: Fortaleza, Recife/Olinda, Salvador, Maceió e Natal. À exceção da capital de Alagoas e da Bahia, todas as outras apostaram em uma apresentação folclórica. Fato que, segundo um representante de Curitiba, não agradou ao grupo de analistas.

"Dos cinco membros da Fifa que estavam na sala, três só elogiaram o nosso projeto para ser sede. Eles destacaram a nossa habilidade de mostrar a eles a infra-estrutura da cidade e tudo o que a Fifa exige. E falaram que as cidades nordestinas se preocuparam muito em mostrar comida, folclore. Eles não querem folclore, eles querem uma boa estrutura", contou o vereador Mário Celso Cunha, do PSDB, líder do governo do prefeito de Curitiba, Beto Richa.

Junto com Curitiba, Florianópolis, Cuiabá, Campo Grande e Goiânia tiveram a oportunidade de defender suas candidaturas no sábado. Elogiada, a capital do Paraná se considerou "uma cidade de primeiro mundo num país de terceiro mundo", segundo Cunha. A cidade catarinense, por sua vez, apresentou um projeto mais avançado, enquanto a turma do centro-oeste, embora tenha utilizado do folclore, mostrou idéias e planos de investimentos bastante atrativos.

Por falar em investimento, esse foi o ponto mais forte do discurso das cidades do Norte, que encerraram essa primeira etapa da inspeção no último domingo. Com apoio do dinheiro público, Manaus, Rio Branco e Belém contam com orçamentos exorbitantes para se adaptarem à Copa do Mundo. Para se ter uma idéia, a capital do Amazonas pretende gastar R$ 2 bilhões em infra-estrutura.

Agora, o rumo da visita da Fifa é outro. O time formado por Hugo Salcedo, chefe da comitiva, Jaime Byrom, responsável por acomodações e transporte, Jorge Batista, imprensa, Walter Gaggi, segurança e estádios, e Jaime Yarza, secretário-geral, vai inspecionar in loco Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Em todas essas cidades, além de visitar estádios, centros de treinamentos e analisar as infra-estruturas dos locais, a comitiva da Fifa vai também se encontrar com todos os governadores e prefeitos. Em Brasília haverá também uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcada para as 17h desta segunda-feira.

A etapa seguinte a essa é a decisão da entidade sobre a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Candidato único, o país sul-americano fica sabendo no final de outubro, em Zurique, na Suíça, se está aprovado para iniciar o planejamento do Mundial. Das 18 cidades postulantes a sede, de oito a 12 serão escolhidas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209679/visualizar/