Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 26 de Agosto de 2007 às 15:31

    Imprimir


As forças americanas no Afeganistão estavam tão perto de Osama Bin Laden nos últimos meses de 2004 que seus súditos quase o mataram para evitar sua captura, anunciou a revista americana “Newsweek”.

Os homens de Bin Laden, que tinham recebido a ordem de eliminar o líder da rede Al Qaeda e de se suicidar depois para não serem capturados vivos, quase ordenaram a execução da consigna utilizando um código especial quando as tropas americanas que se aproximavam mudaram subitamente de direção, explica a revista em sua última edição.

"Bin Laden orientou seus homens a matá-lo e a morrer em mártires no momento em que ele tivesse 99% de chances de ser capturado", teria declarado, segundo a Newsweek, um chefe egípcio da Al Qaeda, o xeque Said, ao líder talibã Omar Farooqi.

A revista americana, que dedicou sua manchete ao cérebro dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, acrescenta que a busca frenética de Bin Laden pelos americanos não progrediu muito em seis anos. "Não houve sérios indícios sobre Osama Bin Laden desde o início de 2002", admitiu Bruce Reidel, um ex-agente da CIA.

"O que fazemos agora é atirar no escuro. As chances de atingir alguma coisa são próximas de zero", frisou um agente de inteligência.

Além disso, segundo a “Newsweek”, os responsáveis pela segurança nos Estados Unidos acreditam que a Al Qaeda está preparando atentados contra o Ocidente semelhantes aos de 11 de setembro.





Fonte: France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209736/visualizar/