Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 25 de Agosto de 2007 às 23:15

    Imprimir


Terminado o período de trégua dado pelos fiscais federais agropecuários ao governo, a categoria voltará a fazer greve a partir de terça-feira, o que pode afetar o comércio de produtos agropecuários do País com o exterior. Em nota, a Anffa (Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários) informou que a paralisação será retomada até que o governo atenda os pleitos da categoria.

Em Mato Grosso do Sul, os fiscais federais agropecuários reúnem-se segunda-feira de manhã em assembléia na sede da SFA/MS (Superintendência Federal da Agricultura de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. A reunião será para que o presidente da Associação da categoria no Estado), Sérgio Feijó Figueiredo, repasse o que foi decido em Brasília (DF).

No último movimento dos fiscais, que durou 10 dias, os frigoríficos de Mato Grosso do Sul chegaram a reduzir o abate de animais para evitar a paralisação total das plantas. Os fiscais só liberaram para exportação 30% da produção, enquanto o restante as empresas tiveram que direcionar ao mercado interno e armazenagem nos portos.

Os fiscais e o governo estão em negociação há mais de dois meses e o pedido inicial da categoria era de reajuste salarial de 45%. Na nota, os fiscais informam que a decisão de retomar a paralisação foi tomada "em função da proposta de reestruturação remuneratória apresentada pelo governo federal não estar de acordo com o compromisso assumido entre o ministro interino, deputados da Comissão de Agricultura da Câmara e os fiscais, realizada em 2 de agosto de 2007".

O secretário-executivo Silas Brasileiro assumiu a função de ministro interino durante viagem do titular, Reinhold Stephanes, ao México no começo do mês. De acordo com a Anffa, serão mantidos o atendimento normal a produtos perecíveis e às demais solicitações do público com 30% do efetivo dos fiscais, conforme a legislação vigente ou eventual decisão proferida pela Justiça Federal. Os fiscais são responsáveis pela fiscalização das cargas que transitam pelos portos, aeroportos e fronteiras do País.





Fonte: Midia Mx

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209804/visualizar/