Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Agosto de 2007 às 20:41

    Imprimir


ROMA, 25 Ago 2007 (AFP) - A Itália se declarou preparada a dar asilo a Pegah Emambakhsh, uma lésbica iraniana que corre risco de ser deportada pela Grã-Bretanha (GB) e teme ser apedrejada ao voltar para seu país, informou neste sábado o ministro italiano da Justiça, Clemente Mastella.

Segundo ele, o governo italiano "está totalmente disposto" a garantir o estatuto de refugiada a Pegah se Londres determinar sua deportação, como advertiram autoridades britânicas, segundo versões da imprensa italiana.

Seguidores da causa de Pegah disseram neste sábado que sua deportação foi adiada graças à apresentação de um recurso judicial.

Pegah, de 40 anos, foi detida em Sheffield (norte da Inglaterra), no início de agosto, porque teve seu pedido de asilo negado pela Grã-Bretanha em 2005. Ela está num centro de detenção e sua deportação estava prevista para segunda-feira.

De acordo com seus seguidores, que incluem o importante grupo de lobby britânico OutRage!, Pegah enfrentará penas de prisão, castigo corporal e até apedrejamento se voltar ao Irã.

A vice-ministra das Relações Exteriores da Itália, Esteri Patrizia Sentinelli, declarou ao jornal Unita em Roma que "todos os canais diplomáticos" estão abertos, na tentativa de convencer Londres a não entregar a mulher às autoridades iranianas.

Caso seja expulsa da Grã-Bretanha, "estaremos preparados para recebê-la", garantiu Sentinelli.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209820/visualizar/