Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 25 de Agosto de 2007 às 10:32

    Imprimir


Depois de três anos de esforços, a maior caverna de Mato Grosso agora é unidade de conservação e de proteção integral e confirmada como parceria público privada e denominada Monumento Natural da Caverna do Jabuti. Está localizada no município de Curvelândia, centro-sul do Estado, a 300 km de Cuiabá.

Durante 40 dias, a partir de 2002, técnicos do Ibama e da prefeitura fizeram o mapeamento e confirmaram que a caverna tem 3.860,51 metros de desenvolvimento. No entanto, de acordo com a bióloga e secretária municipal de Turismo, Fabiana Bezerra, ainda restam diversos túneis no salão do abismo, no salão do 'escondidinho' e no corredor da vaca seca que não foram totalmente explorados, podendo aumentar ainda mais a dimensão da maior caverna mato-grossense.

A Caverna do Jabuti pode ser definida como um conjunto de pequenas cavernas, formada por salões do tamanho de um campo de futebol e dezenas de pequenos labirintos.

Ela é rica em espeleotemas, tais como flores de aragonita, repolhos, travertinos, estalagmites, estalactites, colunas imensas, capaz de deixar qualquer pessoa atônito diante de tão rara beleza.

A caverna fica na fazenda de um empresário que, preocupado com sua conservação e preservação, aceitou fazer com prefeitura e Ibama a parceria público privada. O próximo passo, agora, é viabilizar recursos para fazer o estudo de impacto ambiental, plano de manejo espeleológico e plano de manejo da unidade de conservação para uso turístico de caverna.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209890/visualizar/