Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 24 de Agosto de 2007 às 22:11

    Imprimir


Los Angeles (EUA), 24 ago (EFE).- A região metropolitana da cidade americana de Los Angeles está no meio de um período prolongado de "calma sísmica", que pode durar mais 500 anos ou terminar muito em breve, segundo um relatório divulgado pelo Centro de Terremotos do Sul da Califórnia hoje.

A pesquisa analisou as intensidades e freqüências de terremotos que ocorreram há 12 mil anos e encontrou sistemas de alta e baixa intensidade sísmica alternados em períodos de mil e 1,5 mil anos.

O relatório publicado hoje na revista "Geology" afirma que a área metropolitana de Los Angeles está atualmente em um dos períodos de baixa intensidade denominado "calma sísmica".

"Tivemos menos tremores que a média de nossos períodos analisados por um longo tempo", afirmou James Dolan, geólogo da Universidade do Sul da Califórnia (USC) e investigador chefe do projeto que foi desenvolvido junto com os geólogos David Bowman da Universidade do Estado da Califórnia, em Fullerton e Charles Sammis, da USC.

Caso o padrão estabelecido pela pesquisa continue, a região de Los Angeles passaria por tremores muito mais intensos e freqüentes - após o fim do período de calma sísmica -, 15 vezes mais fortes que o terremoto que afetou Northridge (noroeste) em 1994.

O estudo também oferece uma explicação inquietante como razão para a calma sísmica. Os três pesquisadores afirmam que as duas principais zonas de falhas geológicas se alternam periodicamente para produzir os tremores de maior magnitude.

Segundo a teoria, enquanto a região do Deserto de Mojave produz tremores mais freqüentes e intensos, as falhas localizadas na área de Los Angeles "fazem um intervalo" e vice-versa. Isso significa que ao fim do atual período de calma na cidade pode ser sucedido por outro de intensa atividade sísmica.

A pesquisa calcula que o período de tranqüilidade sísmica da área de Los Angeles começou há cerca de mil anos, e pode durar mais 500 anos, ou terminar muito em breve.

Os tremores que sacudiram o sul da Califórnia nos últimos cem anos deixaram mais de 200 mortos e bilhões de dólares em prejuízo.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/209939/visualizar/