Calçadista sobe preço para faturar mais
No entanto o faturamento das empresas com as vendas ao exterior cresceu 6%. A entidade destaca que a alta de US$ 10,14 para US$ 10,76 do preço médio do calçado nacional no mercado externo contribuiu para o salto de US$ 1 bilhão para US$ 1,117 bilhão no faturamento com as exportações.
Apenas no mês de julho, na comparação com igual período de 2006, os embarques também sofreram queda de 4%, retraindo-se de 13 milhões para 12,6 milhões de pares exportados.
Pelo lado das importações, entre janeiro e julho, as compras somam 15,1 milhões de pares ante 10,3 milhões do ano passado, o que representa um aumento de 46%. As compras de calçados estrangeiros somam US$ 110,2 milhões, alta de 51% ante os US$ 72,7 milhões dos sete primeiros meses de 2006.
Do total importado pelo Brasil, 68% são oriundos da China, com um total de 12,6 milhões de pares, a um preço médio é de US$ 5,94. O aumento das importações chinesas foi de 53,6% nos sete primeiros meses deste ano na comparação com igual período do ano passado.
O mercado norte-americano mantém a liderança das importações de calçados brasileiros, com um total de 32,8 milhões de pares, o equivalente a US$ 446,5 milhões em compras. Em segundo lugar, vem o Reino Unido, que este ano foi responsável pela compra de 7,5 milhões de pares. A Argentina aparece em terceiro, com 6,1 milhões de pares.
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