Maggi diz que Exército pode instalar batalhão no Estado
O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), afirmou que o Exército pode instalar um batalhão no noroeste do Estado para ajudar no combate à grilagem de terras e ao desmatamento ilegal de madeira. Ele disse que já conversou com um general sobre o assunto.
A região é onde fica Colniza, a cidade proporcionalmente mais violenta do Brasil, segundo o Mapa da Violência, estudo divulgado em fevereiro deste ano pela OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos).
O afirmação foi feita anteontem, durante a abertura do seminário Instrumentos Econômicos para Gestão Ambiental Rural na Amazônia. A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) esteve presente.
O Exército, disse Maggi, ajudaria a administração estadual a conter os problemas ambientais e sociais da área. "Eles [Exército] poderiam participar das operações, ajudar na fiscalização", afirmou.
Segundo o governador, a maior parte das pessoas que lutam pela posse da terra ali vêm de Rondônia, Estado vizinho. "Lá [Rondônia] as terras estão caras. Por isso, eles vão para aquele canto, que ainda é bastante desabitado."
Apesar das conversas, ainda não há definição sobre a construção de uma base na área.
Comentários