PF busca quadrilha que deu golpe de R$ 5 milhões em aposentados
Estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão nas cidades paulistas de Campinas, Sumaré, Americana, São José do Rio Preto e São Sebastião e também em Sonora (MS). A PF estima que o montante desviado seja de R$ 5 milhões.
O golpe funcionava assim: para obter a revisão, o aposentado deveria propor ação judicial específica. O pedido podia ser formulado diretamente ou por procurador, via internet.
Depois que a Justiça concedia a sentença, um novo valor de aposentadoria passava a ser pago ao aposentado, que também ganhava o direito de receber uma soma de recursos a mais, referente às diferenças que deixaram de ser pagas antes da revisão do benefício.
Os fraudadores ficavam com esse ‘estoque’ de dinheiro que o aposentado deixou de receber por um determinado período e que tinha direito a sacar após a concessão da revisão.
Segundo a PF, os fraudadores atuavam de duas formas distintas. Eles falsificavam documentos de identidade, de forma a possibilitar que um integrante da organização criminosa, passando-se pelo verdadeiro beneficiário, retirasse o dinheiro em uma agência da Caixa Econômica.
E também elaboravam falsas procurações, possibilitando que um dos membros do grupo levantasse o dinheiro como se estivesse a mando do beneficiário. Além de falsários, integram o grupo criminoso prestadores de serviços à Caixa Econômica Federal, que faziam a consulta de valores retroativos de pedidos de revisão de aposentadoria, disponíveis para saque.
Comentários