Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 22 de Agosto de 2007 às 17:50

    Imprimir


A Superintendência de Gestão de Pessoas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizará no dia 23 de agosto, em Cuiabá, o 1º Encontro Estadual das Instituições de Ensino Formadoras de Profissionais de Saúde e Gestores da Rede de Serviços do SUS. O tema do seminário é: Aproximando o Saber e o Fazer. O encontro, que será no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), irá até o dia 24 de agosto. O objetivo é aproximar a SES das instituições de ensino e discutir temas relacionados à prática de estágio na formação profissional da área da saúde e a gestão do trabalho e educação no SUS.

O Encontro é uma parceria da Saúde do Estado com o Ministério de Saúde (MS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (Seduc).

A superintendente de Gestão de Pessoas, Iandry Brito Torres, explicou que a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde (NOB-RH-SUS), editada pelo Ministério da Saúde (MS) em 2005, estabelece que é “atribuição das esferas de governo o incentivo a mudança dos currículos universitários, incluindo a abertura de campos de estágio para a formação de trabalhadores do SUS, construindo juntos, também, a metodologia pedagógica”. A prioridade de estágio, inicialmente, será para as categorias diretamente relacionadas à assistência ao usuário.

LIandry Brito Torres disse que o estágio de profissionais de saúde na Gestão do Trabalho das SES começou a ser pensada pelo MS, após o resultado de duas pesquisas, uma realizada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), e outra pela Rede de Observatórios de Recursos Humanos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), em 2004. Essas pesquisas detectaram lacunas entre a educação em saúde praticada por Universidades, escolas técnicas e de saúde pública e a Gestão do Trabalho.

“O estágio, para o aluno, pode ser uma rara oportunidade de reforçar as práticas de saúde a partir das suas vivências e das trocas com os outros integrantes do processo educativo e, a partir daí, entrar em contato não apenas com o conhecimento técnico-informativo, mas também com as questões éticas, morais e psicológicas, habilitando-se para um atendimento humanizado.

O encontro começará às 13h30 do dia 23 de Agosto com recepção dos participantes e inscrições. Às 14h acontece a abertura oficial do seminário.

A representante do Ministério da Saúde para o seminário, Ana Estela Haddad, fará uma palestra sob o tema: “Os desafios atuais para a Educação Permanente em Saúde: Formação da Força de Trabalho para o SUS”. A palestra terá duração de 60 minutos com um intervalo de 30 minutos ao término.

Representantes de universidades falarão, sob o tema: “Interfaces entre o Saber e o Fazer”, sobre a formatação de estágio curricular e complementar, contando experiências atuais e abordando as perspectivas futuras para o estágio.

O seminário encerra seu primeiro dia de atividades com uma sessão de interação e perguntas e respostas que vai até as 18 horas.

O segundo dia do encontro (24/08) começará às 8h com a apresentação do representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para a formatação de estágio curricular, com experiências e perspectivas (“Interfaces entre o Saber e o Fazer”).





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210390/visualizar/